Da Secretaria de Inovação Urbana do Recife

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva Inovação Urbana e  .."> Da Secretaria de Inovação Urbana do Recife

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva Inovação Urbana e  .."> Cooperativa Ecovida Palha de Arroz se torna 1ª célula de reciclagem criativa do programa Recicla Mais - Algomais

Cooperativa Ecovida Palha de Arroz se torna 1ª célula de reciclagem criativa do programa Recicla Mais

Cooperativa Ecovida Palha de Arroz se torna 1ª célula de reciclagem criativa do programa Recicla Mais

Publicado em 24/12/2020 por Revista algomais às 5:00
O programa destinou, de forma inédita, um conjunto de máquinas que transformam o plástico em produtos para uma cooperativa e, às vésperas do Natal, elas já estão gerando renda através da reciclagem. A Cooperativa funciona como um galpão de reciclagem formado só por mulheres, inaugurado em 2016, e vem contribuindo com a separação e tratamento de resíduos sólidos.

Da Secretaria de Inovação Urbana do Recife

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva Inovação Urbana e  da Secretaria da Mulher, por meio do  Programa “Recicla Mais”, iniciou uma nova etapa do programa ao investir na implantação de máquinas de upcycling, na Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, localizada no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife. Às vésperas do Natal, as mulheres da cooperativa já estão comercializando e produzindo lixeiras, copos, vasos, saboneteiras, fruteiras e usando a criatividade para desenvolver outros itens que estão sendo adquiridos através da loja virtual @palhadearroz.

O Programa Recicla Mais já arrecadou 2 toneladas de plástico desde agosto de 2020, ou seja, os moradores estão evitando que o plástico seja descartado de forma irregular, e produziu mais de 2 mil itens, representando 1.2 toneladas de CO2 subtraído da atmosfera. O programa  já passou em 16 áreas da cidade e agora está finalizando a etapa de criar incentivos e estímulos à população para mudança de comportamento, e iniciando a etapa de fomento à criação de um ecossistema de empreendedorismo, de baixo carbono, trazendo uma economia verde, circular, e inovadora através do UpCycling.

A iniciativa está gerando fonte de renda, oportunidade e, sobretudo, viabilizando cada vez mais o empoderamento feminino, a independência e o protagonismo dentro do ecossistema empreendedor através da reciclagem criativa. O programa Recicla Mais investiu R $17.400,00 mil, para a implantação de máquinas de upcycling.

“É uma ação que dialoga com o futuro das cidades. No Recife, o lixo plástico passa a ser uma estratégia de transição para uma economia verde, circular e de baixo carbono que gera renda para quem mais precisa, além do empoderamento feminino. É sobre reinventar o papel dos galpões de reciclagem e reafirmar que a inovação tem haver com autoestima, orgulho, com pessoas. Essas mulheres guerreiras da Cooperativa Palha de Arroz vão poder comercializar o kg do plástico que antes custava R$1,80 e agora, com a produção dessas lindas peças, passa a valer mais, podendo receber de 80 reais até 150 reais. Então é uma evolução do ponto de vista ambiental, econômico e principalmente social”, pontua o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi.

As mulheres da cooperativa estão recebendo apoio institucional e capacitação para manuseio e uso das máquinas pela equipe da Secretaria Executiva de Inovação Urbana desde o dia 07/12, sob a coordenação de César Araújo, Raynaia Uchôa e Rebecca Dantas. Além da parte prática, houveram várias visitas na cooperativa e reuniões para conhecer, escutar e  integrar as mulheres, bem como explicar sobre o programa Recicla Mais. Na capacitação estão sendo abordados temas como: Apresentação dos tipos de plástico e mistura das cores; Ensinando o processo: coleta, classificação, trituração, lavagem e armazenamento.

Desde 2014, a Secretaria da Mulher realiza um trabalho de acompanhamento de um grupo de catadoras de materiais recicláveis, moradoras da comunidade de Palha de Arroz e no entorno. Como resultado desse apoio e de diversos processos formativos colocados em prática, a organização do grupo evoluiu e a ideia da formação da Cooperativa de Mulheres EcoVida Palha de Arroz consolidou-se e funciona como um galpão de reciclagem formado só por mulheres. Foi inaugurada em 2016, pela Prefeitura do Recife, e vem contribuindo com a separação e tratamento de resíduos sólidos. Atualmente, 12 cooperadas atuam no espaço e serão atendidas pelo Programa Recicla Mais.

“Esse é um programa muito significativo, pois as mulheres já trabalham reciclando resíduos e agora elas vão poder produzir utensílios. Não é uma ajuda apenas no aumento da renda, mas também no fortalecimento da autoestima, no empoderamento socioeconômico dessas mulheres. A partir desse novo olhar que o programa traz,  tende a crescer e se consolidar ainda mais”, destaca a Secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »