Ex-prefeito de Medellin falou sobre urbanismo social no Algomais Convida
Rafael Dantas

Ex-prefeito de Medellin falou sobre urbanismo social no Algomais Convida

Publicado em 09/07/2019 por Revista algomais às 19:24
Alonso Salazar foi prefeito da cidade colombiana entre 2008 e 2011.

A reversão do quadro de violência generalizada em que vivia a cidade colombiana de Medellin foi o assunto da primeira edição do Algomais Convida. Ontem (8), o ex-prefeito da cidade Alonso Salazar expôs o conceito do movimento Compromisso Cidadão e as principais estratégias adotadas na gestão do município que já anotou uma estatística de 380 homicídios por 100 mil habitantes. Hoje, a taxa de CVLI (crimes violentos letais intencionais) da cidade é de 25 habitantes por 100 mil habitantes. Ainda elevado, mas em patamares muito distantes dos anos em que a sombra de Pablo Escobar e dos grupos paramilitares assombraram o País.

Entre as obras deixadas nos 8 anos de mandato que o movimento esteve na gestão de Medellin (2004-2011, somando a sua gestão e a de seu antecessor, o fundador do Compromisso Cidadão Sergio Fajardo), Salazar ressalta os 14 parques bibliotecas e 150 colégios com alto padrão arquitetônico. “Percebemos que a estética era um motor de mudança social também”, relatou o gestor. Educação, conhecimento e cultura foram os pilares do movimento que orientaram a gestão municipal.

No Recife, o Compaz é o investimento público que bebe na experiência colombiana de intervenção das comunidades com elevados índices de violência através da mão social. Leia na próxima edição da Algomais a cobertura do evento. Estiveram entre os convidados da primeira edição do Algomais Convida os secretários Murilo Cavalcante (de Segurança Urbana do Recife) e Tullio Ponzi (de Inovação Urbana do Recife).

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »