Jardim Secreto inaugura o primeiro transplante urbano do Recife com evento gratuito

Jardim Secreto inaugura o primeiro transplante urbano do Recife com evento gratuito

Publicado em 08/02/2019 por Revista algomais às 12:27
A abertura será às 10h e contará com diversas apresentações culturais, feirinha, cervejas artesanais e a presença do prefeito Geraldo Júlio.

Performance artística, artes marciais, roda de capoeira, coco com os índios Xukurus, apresentações musicais, Feira Livre do Poço e cervejas artesanais fazem parte da inauguração do primeiro Transplante Urbano do Recife, no Jardim Secreto, localizado no bairro do Poço da Panela, Zona Norte do Recife, neste domingo (10). O primeiro Transplante Urbano da Cidade do Recife é fruto de uma parceria entre o Coletivo Jardim Secreto, a Concrepoxi Artefatos e a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

A ação inédita consistiu na realocação de uma linda praça, o Espaço Cidade Cor, que conta com bicicletário, bancos em curva, lixeiras e um espaço de contemplação e descanso equipado com carregadores abastecidos por energia solar que foi destaque na Casa Cor 2018. Literalmente, foi realizado um transplante da Casa Cor para o Jardim Secreto, espaço urbano à beira rio, que foi transformado e vem sendo cuidado pelos próprios moradores e vizinhos dos bairros do entorno.

Na ocasião também será comemorada a realização de dois sonhos antigos dos voluntários: a instalação do palco, que recebeu a doação de uma belíssima escultura em seixos, feita pelo artista Rodrigo D’Amorim Cavalcanti (Rosa dos Ventos) e a colocação dos postes de iluminação realizada pela Emlurb. E para completar a força, o transplante recebeu o apoio do Villa Garden na doação do gramado para o palco, da Solace Energia com o painel solar e da Steel Decor com o suporte em aço dos bancos e do bicicletário.

Parceiros vitais em todos os trabalhos desenvolvidos no Jardim Secreto desde o seu nascimento, o condomínio Villa Pasárgada e a Emlurb sempre tiveram participação especial no projeto. O primeiro fornecendo energia para funcionamento da bomba que água as plantas e um espaço para guardar as ferramentas de jardinagem; o segundo atendendo às constantes solicitações de limpeza geral, capinação, poda e retirada de resíduos pesados. A Emlurb ainda cedeu mudas de palmeira para embelezar o local.

PROGRAMAÇÃO
10h – Abertura da Feira Livre do Poço
11h – Dj Vitrola e Dj Marco Da Lata (Nagulha Lab)
14h – Para cantar e dançar com Luciana&André (Organizadores do Panelinha de Pressão)
14h30 – Roda de Capoeira (Com a Associação de Capoeira Meia Lua Inteira)
15h – Inauguração do Transplante Urbano com a presença do Coletivo Jardim Secreto, Concrepoxi Artefatos, Secretaria Executiva de Inovação Urbana e o prefeito Geraldo Julio pela Prefeitura do Recife.
15h30 – Matsume (Performance artística do moçambicano Manuel Castomo)
16h – Apresentação das artes marciais: aikido, tenchi tessen e iaido (Centro Cultural George Stobbaerts)
17h – Alysson Magno e coco Toype do Ororubá (Índios Xukurus)

BREVE HISTÓRIA DO TRANSPLANTE URBANO
No dia 17 de novembro de 2018, o Coletivo Jardim Secreto foi convidado pelo secretário Tullio Ponzi, para uma reunião na Secretária Executiva de Inovação Urbana do Recife. Neste dia ele contou a ideia do transplante urbano de realocar uma praça, o Espaço Cidade Cor, com bicicletário, bancos em curva, lixeiras e um espaço de contemplação e descanso equipado com carregadores abastecidos por energia solar que foi destaque na CASACOR Pernambuco 2018 para o Jardim Secreto. Mas para que está ação fosse realizada precisaria que a empresa Concrepoxi Artefatos topasse embarcar nessa também.

E foi exatamente o que aconteceu. Após a primeira reunião, Tullio entrou em contato com a Diretora Executiva da Concrepoxi Artefatos Renata Gaudêncio que logo teve interesse em conhecer o espaço e as pessoas que atuam no Jardim Secreto. Então, cinco dias depois o Coletivo Jardim Secreto, a Concrepoxi Artefatos e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana se reuniram no Jardim Secreto para se conhecerem, conversarem e tocar essa parceria. Renata contou que assim que pisou no Jardim Secreto sentiu uma energia muito positiva e sabia que lá seria o local ideal para acolher o seu projeto.

A ação repercutiu em uma união muito bonita, transparente e motivadora entre sociedade civil, empresa privada e poder público. O Coletivo Jardim Secreto acolheu a ideia, discutiu e adaptou o projeto para as necessidades do espaço, a Concrepoxi Artefatos que assina o projeto se colocou a disposição de todos e doou todo o imobiliário e a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, coordenou e executou as obras, bem como dispôs da mão de obra e dos materiais necessários para a implantação do projeto com validação dos envolvidos.

Durante a trajetória dois sonhos do coletivo foram realizados: o palco e os postes de iluminação. O primeiro com ajuda da Secretaria Executiva de Inovação Urbana que com construiu o palco o artista Rodrigo D’Amorim Cavalcanti doou a escultura da Rosa dos Ventos; e o segundo realizado pela Emlurb, que é parceira do Jardim Secreto desde o começo de sua história.

JARDIM SECRETO DO POÇO DA PANELA
O Jardim Secreto é fruto do esforço coletivo de moradores e vizinhos dos bairros do entorno em prol da ressignificação de um espaço público de 3 mil metros quadrados, localizada à margem do Rio Capibaribe, no fim da Rua Marquês de Tamandaré, no bairro do Poço da Panela. O terreno vivia cheio de lixo, metralhas e animais indesejáveis, até que um grupo de pessoas – atualmente o Coletivo Jardim Secreto – decidiu transformá-lo em área verde utilizada não só para a educação ambiental da própria comunidade como também para tornar mais estreitos os laços entre vizinhos e motivar iniciativas colaborativas para que o cidadão se engaje nas políticas públicas de melhorias urbanas, sociais e ambientais e passe a ser o protagonista das mudanças que ele deseja no mundo. O Jardim Secreto se tornou ponto de convivência, preservação da natureza, arte, cultura e lazer. E a cada dia que passa é palco de uma linda história escrita pela união dos moradores do seu entorno motivados pelo desejo de resgatar a função social de um espaço público comunitário e pela vontade de aproximar as duas margens do rio Capibaribe.

(Da Comunicação do Jardim Secreto do Poço da Panela)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »