Mais Vida nos Morros é referência em fórum internacional

Mais Vida nos Morros é referência em fórum internacional

Publicado em 26/08/2020 por Revista algomais às 11:06

O Mais Vida nos Morros, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, vem repensando e redesenhando espaços públicos a partir do protagonismo dos moradores das comunidades do Recife. O programa foi selecionado para representar o Brasil e participar de um dos eventos mais importantes da América Latina, pela instituição ‘Ocupa Tu Calle’, do Peru. Na última terça-feira (25), foi apresentado no V Fórum Internacional de Intervenções Urbanas, o case desenvolvido pelo programa em Recife, na comunidade de Lagoa Encantada, no Ibura. Trouxeram como tema: ‘Território e Comunidade’.

O evento contou também com uma série de exposições de coletivos e instituições do mundo que realizam intervenções em espaços públicos, com um espaço de encontro e intercâmbio entre iniciativas cidadãs, organizações sociais, academia e instituições públicas e privadas da América Latina. Do ponto de vista do planejamento urbano cidadão, o evento falou sobre as diferentes abordagens e processos de intervenção no espaço público, a fim de transformar as cidades de forma justa, equitativa, sustentável e participativa.

Para o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi a participação do programa Mais Vida nos Morros é essencial para aprender e compartilhar o que vem sendo feito em Recife. “É mais um importante reconhecimento que consolida o Recife como referência mundial em urbanismo social. Depois de quase 5 anos do programa, agora participamos de eventos como esse para aprender, mas também para compartilhar”, pontua. O eixo território e comunidade abordou temas como cidades que são constituídas por espaços geográficos com diferentes potencialidades e riscos. Dessa diversidade de contextos surgem respostas organizadas dos cidadãos ou estratégias virtuais para ajudar e cuidar das pessoas mais vulneráveis.

O Mais Vida nos Morros, que já recebeu premiações da ONU-Habitat, como também do The Child in The City International Seminar, na Bélgica, que é o mais importante seminário que reúne especialistas do mundo todo para debater sobre crianças e cidades sustentáveis, além da Fundação Bernard van Leer, uma instituição da Holanda que tem se mostrado como um case de integração entre o poder público, sociedade e a iniciativa privada na descoberta de soluções urbanas e na promoção de desenvolvimento social.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »