PCR suspende funcionamento das academias e dos Compaz

PCR suspende funcionamento das academias e dos Compaz

Publicado em 17/03/2020 por Revista algomais às 15:26
Academias privadas também receberam recomendação para interromper as atividades. Rede com 19 Academias Recife e 42 Academias da Cidade terão atividades suspensas. Alunos receberão orientações para exercícios que podem ser feitos em casa por vídeo em aplicativo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Mais doze medidas foram anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio para a contenção da Covid-19 ontem (16). Entre as ações tomadas pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida estão a suspensão do funcionamento das Academias Recife e das Academias da Cidade a partir de quarta-feira (18), além de recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas. A três unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) também vão suspender as atividades na mesma data. Também será editado um decreto autorizando o Procon Recife a autuar e recolher mercadorias em caso de preços abusivos de produtos relacionados ao Covid-19 e em caso de reincidência, o estabelecimento terá a licença de funcionamento cassada.

Ao todo, o Comitê Municipal de Resposta Rápida já divulgou 80 ações de prevenção ao novo coronavírus, que tem, até as informações divulgadas na tarde desta segunda (16), 8 casos confirmados em Pernambuco e a primeira transmissão local. As medidas incluem a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, assim como as escolas privadas e faculdades e a suspensão das férias de todos os profissionais das áreas de: Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Guarda Municipal nos meses de abril e maio.

O prefeito Geraldo Julio voltou a falar com os jornalistas sobre as medidas. “Estamos dando continuidade ao Comitê Municipal de Resposta Rápida nas ações do Plano de Contingência da Covid 19 na cidade. Hoje anunciamos mais 12 ações importantes, um esforço para que a disseminação aconteça de maneira mais lenta e com isso a gente dê condições ao sistema de saúde oferecer os atendimentos. Com essas novas medidas, chegamos a 80 ações realizadas até agora, dentro do Plano de Contingência. As decisões tomadas têm base científica, entre e entre elas a suspensão das Academias Recife e Academias da Cidade, dos três Compaz”, afirmou o prefeito.

As medidas anunciadas incluem a suspensão do funcionamento das 19 Academias Recife (academias com equipamentos de musculação ao ar livre, vinculadas à Secretaria de Turismo Esporte e Lazer), suspensão do funcionamento das 42 Academias da Cidade (espaços com aulas de ginástica e atividades aeróbicas da Secretaria de Saúde) e recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas, a partir da próxima quarta-feira (18). Para minimizar o impacto da ação, será criado aplicativo com treinos de ginástica em vídeo para os usuários das Academias utilizarem em casa. Os vídeos serão produzidos por profissionais de Educação Física das Academias da Cidade e Academias Recife.

COMPAZ – Também a partir da quarta-feira, as atividades dos Compaz Ariano Suassuna em San Martin, Compaz Governador Eduardo Campos no Alto Santa Terezinha e o Compaz Miguel Arraes na Madalena estão suspensas, com exceção do atendimento da assistência social e do Procon Recife. Também foi definida a suspensão das atividades das Bibliotecas Públicas de Casa Amarela e Afogados, com exceção dos empréstimos de livros.

Procon Recife – Além disso, por meio de decreto a Prefeitura do Recife vai autorizar o PROCON RECIFE a autuar e recolher mercadorias em caso de preços abusivos para produtos de prevenção à COVID-19. A reincidência acarretará a cassação da licença de funcionamento. A PCR também definiu a suspensão por 120 dias da exigência da comprovação anual de prova de vida dos aposentados e pensionistas.

Outras Medidas – O conjunto de ações divulgados prevê a restrição das visitas nas 16 casas de acolhida da Secretaria de Desenvolvimento Social (as visitas serão disciplinadas pelo Gestor de cada unidade), a recomendação aos abrigos privados de idosos para restringir as visitas, a suspensão dos Jogos dos Servidores e a Suspensão das atividades do Caminhão da Malhação, a partir de 18/03/2020 (o aplicativo dos treinos de ginástica também conterá aulas de dança) e Suspensão por 120 dias da exigência da comprovação anual de prova de vida dos aposentados e pensionistas.

Confira as 12 ações anunciadas nesta segunda (16):

1. Suspensão do funcionamento das 19 Academias Recife, a partir de 18/03/2020;

2. Suspensão do funcionamento das 42 Academias da Cidade, a partir de 18/03/2020;

3. Recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas;

4. Criação de aplicativo com treinos de ginástica em vídeo para os usuários das Academias utilizarem em casa. Os vídeos serão produzidos por profissionais de Educação Física das Academias da Cidade e Academias Recife;

5. Suspensão das atividades dos 03 COMPAZ, com exceção do atendimento da assistência social e do PROCON, a partir de 18/03/2020;

6. Suspensão das atividades das Bibliotecas Públicas de Casa Amarela e Afogados, com exceção dos empréstimos de livros, a partir de 18/03/2020;

7. Decreto autorizando o PROCON RECIFE a autuar e recolher mercadorias em caso de preços abusivos para produtos de prevenção ao COVID-19. A reincidência acarretará a cassação da licença de funcionamento;

8. Suspensão por 120 dias da exigência da comprovação anual de prova de vida dos aposentados e pensionistas;

9. Restrição das visitas nas 16 casas de acolhida da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a partir do dia 18/03/2020 (as visitas serão disciplinadas pelo Gestor de cada unidade);

10. Recomendação aos abrigos privados de idosos (instituição de longa permanência) para restringir as visitas, a partir do dia 18/03/2020;

11. Suspensão dos Jogos dos Servidores, a partir de 16/03/2020;

12. Suspensão das atividades do Caminhão da Malhação, a partir de 18/03/2020 (o aplicativo dos treinos de ginástica também conterá aulas de dança).

(Da Prefeitura do Recife)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »