Por um Bairro do Recife “caminhável”

Discutir as melhorias para caminhabilidade no Bairro do Recife com as possibilidades que um up grade tecnológico para dar ao pedestre mais alternativas de mobilidade na região. Esse foi o desafio lançado pelo projeto CAM – Cidades Algomais durante um workshop realizado no Rec’n’Play. A iniciativa da Algomais foi uma das inúmeras ações que aconteceram na primeira edição do festival de experiências digitais promovido pelo Porto Digital e pela Ampla, que buscou conectar educação, negócios e tecnologia.

O workshop promovido pelo CAM foi composto por três partes: uma palestra do consultor Francisco Cunha sobre caminhabilidade; uma caminhada com os participantes por lugares históricos do bairro como a Igreja do Pilar, Cruz do Patrão, Porto do Recife, Praça do Arsenal, Moinho do Recife, antigos armazéns de açúcar; e debate sobre as alternativas para estimular a mobilidade ativa na região.

O brainstorm apontou sete fatores para incentivar a caminhabilidade. Os participantes sugeriram soluções tecnológicas, como a implantação de um sistema de wifi público no bairro e o desenvolvimento de uma plataforma digital com todos os projetos criados para a região. Mas também surgiram propostas baseadas em algumas tendências urbanísticas implantadas em cidades históricas do mundo, como o embutimento da fiação elétrica e a retirada dos automóveis.

A palestra e o debate trouxeram a constatação de que apesar do Bairro do Recife ter vivido uma grande transformação com a chegada das empresas da área de tecnologia da informação, ainda persistem grandes problemas que dificultam a mobilidade a pé. A sensação de insegurança, a falta de conhecimento dos elementos históricos do bairro e as dificuldades de infraestrutura estão entre os fatores que desestimulam a caminhabilidade na região.

PROJETO
O Cidades Algomais é um projeto realizado pela Revista Algomais que consiste na promoção de eventos com a proposta de debater questões da vida urbana sob a ótica de práticas bem-sucedidas. Antes dessa ação no Rec’n’Play, o projeto promoveu um encontro em Caruaru, discutindo inovações na gestão de cidades.


Propostas para tornar o Bairro do Recife “caminhável”

1. Incentivar a vocação histórica do bairro, com o uso de ferramentas tecnológicas (a exemplo de aparelhos de realidade aumentada, narração da história do lugar via fones de ouvido, aplicativos para celular com essa proposta)

2. Promover o uso misto do bairro (incentivando não apenas a geração de empregos, mas de moradias)

3. Planejar um maior relacionamento do bairro com o restante da cidade (com melhores alternativas de transporte e maior disponibilidade de informações sobre o local)

4. Wifi pública em todo o bairro

5. Integrar e tornar acessível (em plataforma digital) a base de projetos desenvolvidos para o bairro

6. Embutimento da fiação

7. Retirada dos automóveis

Fonte: Debate promovido pelo CAM – Cidades Algomais no Rec’n’Play

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon