Por um Bairro do Recife “caminhável”

Por um Bairro do Recife “caminhável”

Publicado em 01/01/2018 por Revista algomais às 18:50

Discutir as melhorias para caminhabilidade no Bairro do Recife com as possibilidades que um up grade tecnológico para dar ao pedestre mais alternativas de mobilidade na região. Esse foi o desafio lançado pelo projeto CAM – Cidades Algomais durante um workshop realizado no Rec’n’Play. A iniciativa da Algomais foi uma das inúmeras ações que aconteceram na primeira edição do festival de experiências digitais promovido pelo Porto Digital e pela Ampla, que buscou conectar educação, negócios e tecnologia.

O workshop promovido pelo CAM foi composto por três partes: uma palestra do consultor Francisco Cunha sobre caminhabilidade; uma caminhada com os participantes por lugares históricos do bairro como a Igreja do Pilar, Cruz do Patrão, Porto do Recife, Praça do Arsenal, Moinho do Recife, antigos armazéns de açúcar; e debate sobre as alternativas para estimular a mobilidade ativa na região.

O brainstorm apontou sete fatores para incentivar a caminhabilidade. Os participantes sugeriram soluções tecnológicas, como a implantação de um sistema de wifi público no bairro e o desenvolvimento de uma plataforma digital com todos os projetos criados para a região. Mas também surgiram propostas baseadas em algumas tendências urbanísticas implantadas em cidades históricas do mundo, como o embutimento da fiação elétrica e a retirada dos automóveis.

A palestra e o debate trouxeram a constatação de que apesar do Bairro do Recife ter vivido uma grande transformação com a chegada das empresas da área de tecnologia da informação, ainda persistem grandes problemas que dificultam a mobilidade a pé. A sensação de insegurança, a falta de conhecimento dos elementos históricos do bairro e as dificuldades de infraestrutura estão entre os fatores que desestimulam a caminhabilidade na região.

PROJETO
O Cidades Algomais é um projeto realizado pela Revista Algomais que consiste na promoção de eventos com a proposta de debater questões da vida urbana sob a ótica de práticas bem-sucedidas. Antes dessa ação no Rec’n’Play, o projeto promoveu um encontro em Caruaru, discutindo inovações na gestão de cidades.


Propostas para tornar o Bairro do Recife “caminhável”

1. Incentivar a vocação histórica do bairro, com o uso de ferramentas tecnológicas (a exemplo de aparelhos de realidade aumentada, narração da história do lugar via fones de ouvido, aplicativos para celular com essa proposta)

2. Promover o uso misto do bairro (incentivando não apenas a geração de empregos, mas de moradias)

3. Planejar um maior relacionamento do bairro com o restante da cidade (com melhores alternativas de transporte e maior disponibilidade de informações sobre o local)

4. Wifi pública em todo o bairro

5. Integrar e tornar acessível (em plataforma digital) a base de projetos desenvolvidos para o bairro

6. Embutimento da fiação

7. Retirada dos automóveis

Fonte: Debate promovido pelo CAM – Cidades Algomais no Rec’n’Play

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »