Prefeitura do Recife inaugura novo Geraldão como um moderno complexo multiuso

Prefeitura do Recife inaugura novo Geraldão como um moderno complexo multiuso

Publicado em 24/09/2020 por Revista algomais às 16:07
Palco de grandes espetáculos, o Geraldão tem lugar cativo no coração e memória dos recifenses. Nesta quinta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio inaugurou o ginásio após uma grande intervenção colocando no patamar dos mais complexo multiuso modernos do mundo

Da Prefeitura do Recife

Um dos principais símbolos da vida esportiva e cultural do Recife está novamente à disposição da população. Nesta quinta (24), o prefeito Geraldo Julio fez a entrega do novo Geraldão, após uma grande intervenção, a primeira desde sua inauguração em 1970, que colocou o Geraldão no patamar dos mais modernos complexos multiuso do mundo. O Geraldão está de portas abertas, com capacidade para receber grandes eventos esportivos, de entretenimento e corporativos, além de cumprir um importante papel social na cidade, oferecendo diversos tipos de atividades esportivas gratuitas.

Durante a solenidade realizada no novo Geraldão, respeitando as regras de distanciamento social, o prefeito Geraldo Julio manifestou a sua alegria com a entrega, como gestor e como cidadão. “Entregamos um equipamento que todo mundo tem um afeto muito grande aqui no Recife. Eu joguei nessa quadra, tive a oportunidade de sentar nessa arquibancada e ver muitos jogos também e espetáculos artísticos que marcaram a minha vida. Então eu estou muito feliz. É um equipamento completo, o melhor ginásio público do País sem dúvida nenhuma. É um equipamento que tem também um caráter social, de saúde, de esporte e de lazer, de esporte educacional, de esporte de competição, tem também espaço para eventos corporativos. É um equipamento que ajuda também o turismo na cidade, a geração de renda, a geração de emprego, eu estou muito feliz como cidadão também de ver o Geraldão totalmente requalificado e modernizado”, disse o prefeito Geraldo Julio.

E a programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, para marcar o retorno do Geraldão à rotina do Recife inclui jogos-treino de futsal, handebol, vôlei e basquete, da sexta (25) à segunda (28), sem público e seguindo todos os protocolos sanitários. Os jogos-treino envolverão atletas federados de equipes indicadas pelas respectivas federações, incluindo os paralímpicos. No dia 5 de outubro, a partir das 7h, serão gradualmente retomadas as atividades esportivas gratuitas oferecidas à população, inicialmente com cerca de 350 alunos de Natação, Karatê, Dança Popular e Pilates, nas categorias Juvenil e Adulto.

O novo complexo multiuso tem placar eletrônico com quatro faces; quadra poliesportiva de 20×40 metros, totalmente adaptada aos novos padrões internacionais; duas rampas de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; coberta termoacústica; sistemas de climatização e sonorização. Além da recuperação estrutural completa, o equipamento ganhou novas instalações hidrossanitárias, estação de tratamento de esgoto, bilheteria, guaritas, cadeiras em todos os anéis, pisos, esquadrias e luminárias renovadas.

ESTRUTURA – O equipamento tem mais de 20 mil m2 de área construída, sistema de som com 42 caixas e mesa digital de 32 canais, 3 auditórios, salas para dança, artes marciais e palestras, duas piscinas, 3 quadras fora do ginásio e ampla área externa, com estacionamento de 8 mil m2. O ginásio poliesportivo pode receber quase 10 mil pessoas e ganhou 8 camarotes, 12 bares, tribuna de honra e tribuna de imprensa.

As três quadras poliesportivas externas também passaram por reforma e ganharam um espaço para esportes de areia. Concluída há cerca de três anos, a requalificação do parque aquático equipou o complexo com uma nova piscina semiolímpica de 25 x 12 metros, além da recuperação total de uma outra, já existente, de 15 x 6 metros. Ambas já vinham sendo usadas pela população para atividades de natação e hidroginástica.

No Geraldão, a população voltará a ter acesso, gradualmente, a aulas de Judô, Luta Olímpica, Dança de Salão, Badminton, Basquete, Vôlei, Futsal, Handebol, Ginástica Aeróbica, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Haverá também uma Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec), espaço pedagógico criado para proporcionar inclusão digital à comunidade e aos estudantes da Rede de Ensino do Recife.

PROTOCOLOS – Para garantir a segurança sanitária durante a pandemia da covid-19, os atendimentos presenciais e visitas técnicas ao Geraldão só poderão ocorrer com agendamento prévio, levando em conta o distanciamento social, higienização do ambiente e das mãos e o uso de máscara. Os protocolos a serem seguidos incluem também acesso ao complexo 15 minutos antes do início das aulas, aferição de temperatura, desativação de bebedouros, controle de alunos em cada equipamento esportivo, evitar aglomerações, manter distanciamento, evitar uso de acessórios nas mãos e nos braços dentro do Ginásio, proibição do compartilhamento de utensílios de uso individual, limpeza constante dos banheiros e vestiários, higienização dos materiais e equipamentos esportivos a cada intervalo de aula.

HISTÓRIA – O Geraldão faz parte de um acervo de equipamentos esportivos projetados pelo arquiteto Ícaro de Castro Melo, que inclui também os ginásios Nilson Nelson, em Brasília; Paulo Sarasate, em Fortaleza; e do Ibirapuera, em São Paulo. Ícaro foi um dos principais representantes da arquitetura moderna aplicada a equipamentos esportivos do Brasil.

Inaugurado em 1970, o equipamento tem lugar cativo na memória afetiva dos recifenses, tendo abrigado eventos históricos como o jogo da Seleção Brasileira de Vôlei, nos anos 80, uma etapa da Liga Mundial de Vôlei e as apresentações do Holiday On Ice e dos Globetrotters, além de inúmeros shows de artistas nacionais e internacionais, incluindo Faith No More, A-Ha, Jimmy Cliff e Julio Iglesias.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »