Prefeitura do Recife lança Maratona Verde para estimular plantio de 10 mil mudas

Prefeitura do Recife lança Maratona Verde para estimular plantio de 10 mil mudas

Publicado em 28/05/2019 por Revista algomais às 18:11
Prefeito Geraldo Julio participou do lançamento do projeto, que tem início no próximo dia 3 de junho. Locais de plantio serão definidos com ajuda da população e com imagens de satélite e drone (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Na busca por aumentar a cobertura vegetal da cidade, o prefeito Geraldo Julio lançou ontem (27) a Maratona Verde. A iniciativa inédita vai realizar o plantio de 10 mil mudas, no período entre 3 e 9 de junho. O gesto vai contar com o apoio da sociedade civil, por meio de escolas, igrejas, condomínios particulares e lojas.

As primeiras 100 inscrições no site (http://meioambiente.recife.pe.gov.br) irão receber as mudas no endereço registrado, no prazo de uma semana que antecede a ação.

Segundo o prefeito, todos os atores da sociedade devem se unir para tornar o Recife uma cidade mais verde. “A gente está convocando e convidando todo mundo para participar. Essa mobilização não é só da prefeitura, por isso gostaríamos de ver todos os recifenses participando. Escolas, condomínios particulares, lojas, entidades, igrejas. Nossa meta é transformar o Recife em uma cidade mais verde e, consequentemente, melhor para se viver”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves, plantar 10 mil mudas no Recife foi um desafio lançado pelo prefeito e abraçado pela secretaria. Em 3 meses, contou ele, a pasta se organizou para coordenar a ação. “O Recife tem algumas ilhas de calor, algumas áreas mais áridas que foram detectadas pela nossa secretaria logo que chegamos. É exatamente aí que vamos atacar dentro do plantio urbano e vamos tentar criar também mini-bosques pela cidade toda. Isso traz muito resultado positivo na questão do carbono, das mudanças climáticas, no combate às ilhas de calor”, detalhou o secretário.

Para participar da Maratona é preciso realizar um cadastro online, no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. A partir daí, as informações serão sistematizadas e adicionadas aos pontos validados através da foto enviada no formulário de inscrição. Equipes do setor de Geoprocessamento e informação, juntamente com o de Arborização da SMAS, irão validar os demais locais com potencial de plantio. Inicialmente, os lugares mapeados foram os equipamentos municipais: de saúde, educação, praças e parques.

Diretora do colégio particular Grande Passo, Solange Campelo Mota, afirmou que a escola está mobilizada no propósito. “Esse gesto casa bem com o projeto de preservação do meio ambiente e sustentabilidade que temos na escola, então vamos concretizar isso dentro da unidade com o plantio. Além disso, estamos também solicitando o plantio na área no entorno do bairro, em Setúbal”, afirmou ela.

No final da maratona, os dados serão integrados ao Inventário da arborização da cidade, com isso, podem ser gerenciados com muito mais exatidão, otimizando o trabalho, minimizando os custos e facilitando a tomada de decisões.

ESPÉCIES – O plantio histórico será composto, prioritariamente, por mudas nativas da Mata Atlântica e espécies adaptadas às condições ambientais do Recife. Entre as árvores que serão plantadas estão: pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó, sendo de pequeno, médio e grande portes.

A Maratona Verde é uma das estratégias da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife para incentivar a ampliação, de forma coordenada, da massa verde da capital pernambucana, medida que traz diversos benefícios, como armazenamento de carbono, redução da poluição do ar e de ruídos, sombreamento, restauração de solos degradados e embelezamento. Além disso, as árvores favorecem estilos de vida mais saudáveis e ativos, causando um efeito positivo na saúde mental e conforto térmico.

(Do site da PCR)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »