Programa Mais Vida nos Morros será ampliado

Programa Mais Vida nos Morros será ampliado

Publicado em 07/06/2019 por Revista algomais às 14:57

Hoje (7), a Prefeitura do Recife comemorou os três anos do Mais Vida nos Morros e anunciou a ampliação do programa, que será estendido para outras comunidades. “Estávamos atendendo áreas com cerca de 600 famílias quando observamos que outros moradores começaram a replicar aquilo que estavam vendo acontecer. A ideia agora é atender também ruas, becos, vielas e até mesmo escadarias onde moram poucas famílias, 5, 10 ou 50 famílias. A exemplo da rua Pedra Bonita que já vinha solicitando apoio”, nos contou o secretário de Inovação Urbana Tullio Ponzi.

Na tarde de hoje, o secretário está em evento com o prefeito Geraldo Júlio e do secretário Tullio Ponzi, na rua Pedra Bonita, no bairro do Vasco da Gama. Nesta comunidade, a demanda pela chegada do programa partiu do morador Cacau, que vive há 40 anos no Vasco da Gama. “Eu fiquei apaixonado quando vi o Mais Vida nos Morros em outras comunidades e queria muito trazer isso aqui para a minha rua”, conta ele. Pedra Bonita foi a primeira área escolhida para essa nova etapa do programa, impulsionada pelo engajamento dos moradores.

Os moradores da comunidade já tinham transformado pneus em uma jardineira para eliminar um ponto crítico de lixo da localidade. Na intervenção inaugurada hoje, foram entregues à comunidade novas jardineiras verticais, que foram instaladas por toda a rua, incentivando o cultivo de herbáceas e hortaliças. O plantio foi acompanhado pelos jovens do bairro e o cuidado dos moradores é diário.

As artes típicas das intervenções do programa, nas paredes, calçadas e muros, seguem o caminho da Escola Municipal Boa Esperança, localizada na escadaria. Pelo trajeto passam diariamente 285 crianças da instituição de ensino. Os patamares da escadaria que servem de acesso para 300 pessoas chegarem todos os dias à policlínica que fica no Alto da Boa Esperança se tornaram verdadeiras obras de arte a céu aberto feitas por alunos e artistas da comunidade.

O programa Mais Vida nos Morros projeta atender mais 30 áreas que já apresentem alguma atitude positiva ou boa prática comunitária, se espalhando pela cidade nesse novo formato, onde 10 áreas já estão em andamento. O Mais Vida nos Morros já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama. Em maio deste ano, o programa foi apontado pela ONU-Habitat como referência de inovação em políticas públicas por apostar no engajamento e no protagonismo dos moradores.

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »