Projeto oferece wi-fi gratuito para comunidade do Pilar

Projeto oferece wi-fi gratuito para comunidade do Pilar

Publicado em 14/07/2020 por Revista algomais às 11:11

A covid-19 causa uma série de desafios e consequências para toda a população – e os problemas são ainda maiores para os mais vulneráveis socioeconomicamente. Pensando nisso, o ecossistema de inovação do Porto Digital desenvolveu o projeto “Pilar Conectado”, que fornece wi-fi gratuitamente para todos os moradores da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. Além do sinal de internet, a iniciativa ainda prevê ações educativas sobre prevenção e cuidados durante a pandemia, que deve beneficiar mais de 800 pessoas.

O Pilar Conectado é uma mobilização do Porto Digital em conjunto com as empresas Elcoma Vagalume, Avantia, UmTelecom e Lemos Telecom, com apoio do Softex Recife, CESAR e Instituto Qualidade no Ensino. O projeto tem como premissa diminuir o impacto da covid-19 na comunidade, aumentando a conectividade dos moradores – o sistema também permitirá gerar conteúdos educativos e realizar pesquisas sem identificação pessoal.

Em pesquisa realizada pelo parque tecnológico, ao todo são 600 celulares e 100 laptops utilizados por 300 famílias da comunidade. A previsão é atender a cerca de 875 pessoas na área que engloba quatro prédios do conjunto habitacional, além de barracos ao redor da Igreja do Pilar, Rua de São Jorge e Rua do Ocidente.

Ajude o Pilar

Além desse projeto, o Porto Digital também mobiliza as empresas do parque tecnológico e a população em geral a contribuir para a campanha Ajude o Pilar, que arrecada doações para os moradores do Pilar durante o período de isolamento social e pandemia. Até o momento, foram realizados dois momentos de arrecadação, com distribuição de cestas básicas em abril e de cartões-alimentação em maio.

A campanha é uma realização do Porto Digital, suas entidades e todas as pessoas envolvidas no ecossistema de inovação, com apoio da Accenture e Gerando Falcões.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »