Recife se mobiliza no Megamultirão do Mais Vida nos Morros

Recife se mobiliza no Megamultirão do Mais Vida nos Morros

Publicado em 04/12/2019 por Revista algomais às 19:09
Moradores que se engajam na transformação da sua comunidade, artistas, atletas e outras personalidades se juntam para mobilizar o Recife para o segundo Megamutirão Mais Vida nos Morros. Foto: Andrea Rego Barros

Amanhã, às 16h, o prefeito do Recife Geraldo Julio, junto com a primeira-dama Cristina Mello e o Secretário Executivo de Inovação Urbana Tullio Ponzi, anunciará os embaixadores do Mais Vida nos Morros que se dedicarão voluntariamente a mobilizar, engajar e inspirar pessoas a fazerem a diferença nas comunidades do segundo Megamutirão Mais Vida nos Morros, que acontecerá dia 14 de dezembro. O anúncio, que envolve nomes como Nena Queiroga, Cannibal, Schevchenko e Elloco, será feito no Gabinete do prefeito. O objetivo da ação é engajar cada vez mais moradores para que participem ativamente da transformação dos espaços públicos da cidade nas comunidades.

A escolha dos nomes foi feita em conjunto com entidades do terceiro setor e da sociedade civil e, assim, foram convidados os artistas Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Dj 440, Gerlane Lops, Michelle Melo, Romero Ferro, Adriana B, João do Morro, Schevchenko e Elloco, Cannibal, Lula Queiroga e Silvério Pessoa. Também foram convidados os chefs Carmem Virginia (Altar Cozinha Ancestral) e Thiago das Chagas (Retetéu), os ativistas Fábio Silva (Porto Social), Bruna Monteiro e Dulce Gaioso (nomes à frente do Mãetamorfose), o educador João Correia (nome à frente do Cognitivo), o consultor Francisco Cunha e os atletas Gilberto Félix de Melo, Kuki, Carlinhos Bala e Zé do Carmo. Como representantes das comunidades que tiveram suas vidas transformadas também foram chamados os moradores: Hamon Donnavan do Alto José do Pinho; Flávia Cristina de Pedra Bonita, no Vasco da Gama; Laura Miranda, da Vila Burity, na Macaxeira; e Marcos Batatinha, da UR-10, da Cohab.

A grande missão dos embaixadores será mobilizar ativamente a sociedade através de sua rede de contatos e mídias sociais para angariar o maior número possível de voluntários para a segunda edição do Megamutirão Mais Vida nos Morros, que acontecerá no dia 14 de dezembro, em 12 comunidades da Zona Oeste, Norte e Sul do Recife, a partir das 9hrs. Quem quiser se candidatar e participar da ação poderá fazê-lo através de inscrição na Plataforma Transforma Recife (https://www.transformarecife.com.br/) ou se dirigir a um dos locais de intervenção, cujos endereços estão disponíveis no serviço ao final da matéria.

Através do programa Chegando Junto, o Mais Vida nos Morros vem se espalhando por toda a cidade. O primeiro Megamutirão aconteceu em agosto deste ano, em 16 comunidades e beneficiou 2,4 mil moradores de regiões vulneráveis. Dessa vez, a ação irá transformar a realidade de aproximadamente 4,8 mil moradores das comunidades de Santo Amaro, Vila União (Iputinga), Bola na Rede (Guabiraba), Arruda, Borborema (Setúbal), Dois Rios (Ibura), Jordão, Rio da Prata (Ibura), Sancho, Bela Vista (Ibura), Vila São Miguel (Afogados), UR-1 (Cohab). As secretarias da Prefeitura do Recife, também estão engajadas nas ações e se dividiram por times, para envolver os moradores das 12 comunidades na transformação das áreas.

Mais Vida nos Morros – O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores, de 32 comunidades do Recife. O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. Recentemente foi premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) como programa mais relevante para a primeira infância entre todos os projetos desenvolvidos, desde 2012, pelos líderes formados no Centro de Desenvolvimento da Criança, da Universidade de Harvard. O Mais Vida nos Morros conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.

Serviço:
Anúncio dos embaixadores do Mais Vida nos Morros
Quarta, 04/12, às 16h
Gabinete do Prefeito do Recife Geraldo Júlio

Localidades beneficiadas no dia 14 e abertas a receber voluntários:

● SANTO AMARO – R. Mário Albuquerque Cavalcante, Santo Amaro, Recife – PE

● VILA UNIÃO – R. Nova Aliança – Iputinga, Recife – PE

● BOLA NA REDE – Praça da Bíblia – Estr. da Mumbeca – Guabiraba, Recife – PE

● ARRUDA – Av. Prof. José dos Anjos, 254 – Campo Grande, Recife – PE

● BORBOREMA – Av. Mal. Juarez Távora, Boa Viagem, Recife – PE

● DOIS RIOS – Rua Jornalista Edson Regis, Ibura, Recife – PE

● JORDÃO – R. Sertânia, 101 – Jordão, Recife – PE

● RIO DA PRATA – Rua Rio da Prata, Ibura, Recife – PE

● SANCHO – Av. Tempo Feliz, 107 – Sancho, Recife – PE

● ALTO BELA VISTA – Rua Dermeval Lobão – Ibura, Recife – PE,

● VILA SÃO MIGUEL – R. do Mangue – Afogados, Recife – PE

● UR-1 – Rua da Cordilheira, 25 – Cohab, Recife – PE

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »