No Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dará a oportunidade à fotógrafos profissionais e amadores de registrarem pousos e decolagens direto das pistas do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e da ALA-15, em parceria com as Forças Aéreas Brasileiras (FAB). As inscrições para o evento vão acontecer de 04 a 09 de agosto.
Esta é a terceira edição do Spotter Day no Guararapes. Ao todo, 50 entusiastas e amantes da fotografia e da aviação serão selecionados e terão acesso exclusivo ao terminal recifense para acompanhar mais de 80 pousos e decolagens de aeronaves, em uma área totalmente restrita, liberada excepcionalmente para a ocasião, no período das 7h às 12h e das 13h30 às 17h.
Para participar é necessário ter mais de 18 anos e se inscrever pelo hotsite http://spotterdayinfraero.com/. No ato da inscrição, os interessados devem enviar os documentos digitalizados de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Foto 3×4. Também é preciso incluir a certidão negativa da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais). Os jornalistas que quiserem acompanhar o evento deverão solicitar o credenciamento pelo email rmagadelha@infraero.gov.br, apresentando os mesmos documentos exigidos dos participantes do “spotter day”.
Neste ano, o evento ganha cunho solidário e vai ajudar o Abrigo Cristo Redentor, localizado em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, com as fraldas geriátricas que serão doadas pelos spotters. Para o superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antônio da Silva, a intenção do evento é aproximar esse público do terminal aéreo. “Dando a oportunidade de fotografar as operações em ângulos diferenciados e restritos nos sítios aeroportuário”, afirma o superintendente.
Sobre os spotters
A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganhou uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.
O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.