Alunos voluntários de Medicina auxiliam desabrigados em Jaboatão

Além da avaliação e escuta humanizada pelos estudantes, a faculdade também realiza campanha de arrecadação de donativos na cidade e no interior de Pernambuco

Alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS) se voluntariaram para ajudar famílias, vítimas das fortes chuvas, em Jaboatão dos Guararapes. Eles estão se revezando para apoiar pessoas em três escolas municipais, que estão servindo de abrigos temporários na cidade. Elas estão localizadas em Saturnino de Brito, na Estrada da Batalha, Malvinas e Jardim Muribeca. A ação social, que iniciou sábado (30/05), conta com o suporte de professores e é feita em parceria com a secretaria municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Além da escuta humanizada e acolhimento, os alunos também realizam aferição de pressão e avaliam se há alguma necessidade clínica para fazer o encaminhamento da pessoa à rede pública de saúde. Um professor e especialista em saúde pública da FITS visitou abrigo e elaborou um protocolo seguro para haver o acolhimento temporário das pessoas. A boa prática já foi replicada a outros abrigos temporários da cidade.

“Essa iniciativa dos alunos ajuda no aprendizado técnico e humanizado e também é uma oportunidade para eles desenvolverem o lado da responsabilidade social”, adianta a coordenadora de pesquisa e extensão da FITS, Evelyne Solidonio. Ela informou que os alunos já realizam atendimentos nas comunidades, via Programa Saúde da Família, com profissionais da área.

Quem confirma os benefícios da iniciativa é a aluna do quinto período do curso de Medicina, Júlia Beraldi, que integra a ação e coordena eventos no Diretório Acadêmico da instituição de ensino. “A experiência do voluntariado, essencialmente em situações atípicas e de calamidade como a que estamos enfrentando, afetam diretamente a saúde de muitos e nos traz, na prática, uma frase que rege a Medicina: quando não houver o que fazer, é papel do médico acalentar e acolher”.

Campanha de arrecadação

Para apoiar os desabrigados da cidade, as unidades da Faculdade Tiradentes (FITS), em Jaboatão dos Guararapes e em Goiana, estão recebendo alimentos não perecíveis, itens de limpeza e de higiene pessoal, além de roupas, agasalhos, roupas de cama e colchões no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Goiana, interior de Pernambuco.

Em Jaboatão, os itens podem ser entregues na sede da FITS Jaboatão, na Avenida Barreto Menezes, 738, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Já no interior do Estado, as doações podem ser feitas na FITS Goiana, na R07, Loteamento Novo Horizonte, Rua Boa Vista, 12 – lote 03 e 04 Quadra, em Goiana.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon