Ambientado no Recife do século 20, ‘Retratos Fantasmas’ vai representar o Brasil na disputa por vaga no Oscar 2024; saiba onde ver – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Vida & Arte

Vida & Arte

Pedro Cunha

Ambientado no Recife do século 20, ‘Retratos Fantasmas’ vai representar o Brasil na disputa por vaga no Oscar 2024; saiba onde ver

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu, nesta terça-feira (12), o representante do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme internacional: ‘Retratos Fantasmas’ (2023), filmaço do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. A cerimônia da 96ª edição do Oscar acontece no dia 10 de março de 2024. No Recife, o filme está em cartaz no Cinema do Porto, Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Cinema do Museu, Moviemax Rosa e Silva e UCI Kinoplex De Lux Shopping Recife.

Cineasta de ‘O Som ao Redor’ (2012), ‘Aquarius’ (2016) e ‘Bacurau’ (2019, com Juliano Dornelles), Kleber Mendonça levou sete anos no trabalho de pesquisa, filmagem e edição do longa-metragem, que teve estreia mundial no Festival de Cannes, como hors-concours.

O filme escolhido concorria com outros cinco, que haviam sido pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais entre 28 longas brasileiros. Também estavam competindo por uma vaga os filmes ‘Estranho Caminho’, de Guto Parente; ‘Noites Alienígenas’, de Sergio Carvalho; ‘Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha’, de Eduardo Albergaria; ‘Pedágio’, de Carolina Markowicz; e ‘Urubus’, de Claudio Borrelli.

“Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”, disse Ilda Santiago, presidente da comissão de seleção, por meio de nota.

‘Retratos Fantasmas’ traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20.

Ter sido escolhido como o representante brasileiro ao Oscar não significa que o filme já terá garantida uma indicação ao prêmio. Cada país indica um filme como seu representante para a disputa. O Oscar analisa essas indicações e faz uma pré-seleção, que será anunciada no dia 21 de dezembro. O anúncio oficial dos filmes que, de fato, vão concorrer ao principal prêmio do cinema mundial será feita no dia 23 de janeiro de 2024. Já a cerimônia que premia os melhores filmes do ano está marcada para acontecer no dia 10 de março de 2024.

Esta é a segunda vez que o diretor Kleber Mendonça Filho tem um filme seu escolhido para representar o Brasil no Oscar. Em 2013, a Academia Brasileira de Cinema já havia indicado ‘O Som ao Redor’ para a disputa, mas o filme acabou ficando de fora da lista divulgada pelo Oscar.

Veja trailer: 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon