Ameciclo divulga resultado do Desafio Intermodal e convida candidaturas para assinar Carta Compromisso pela Mobilidade Sustentável

(Da Ameciclo)

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito, período este utilizado pela sociedade para a discussão de propostas para a melhoria do trânsito e para a diminuição da violência viária. O mesmo período tem sido denominado de Semana da Mobilidade, por ser uma abordagem mais ampla e inclusiva.

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito ganha mais evidência com as campanhas Bicicleta na Boca do Povo, organizada pela Ameciclo, e Mobilidade Sustentável nas Eleições, realizada pela instituição em parceria com a Cidadeapé, Associação G-14, IDEC, Redes Vidas Ativas e União de Ciclistas do Brasil (UCB). As Campanhas têm o objetivo de incluir os modos de mobilidade sustentável no debate eleitoral, buscando a inclusão do caminhar, do pedalar, da acessibilidade universal e do transporte público nos programas de governo das candidaturas ao Governo do Estadual e também à Assembleia Legislativa e ao Congresso Nacional, bem como influenciar na narrativa apresentada para a sociedade civil sobre o uso da bicicleta nas cidades, destacando seu poder de transformação social.

DESAFIO INTERMODAL 2022

Dentro da programação do mês da mobilidade, a Ameciclo realizou o Desafio Intermodal, um experimento social que acontece em diversas cidades no mundo e promove a discussão sobre a mobilidade nas cidades. No Desafio Intermodal recifense são medidos e estimados o tempo de deslocamento, o custo pessoal na utilização do transporte, as emissões de gases de efeito estufa relativas ao deslocamento e a energia calórica despendida por cada participante. Para isso são utilizados vários modos de transportes distintos e faz-se uma classificação relativa entre eles. Este ano, o percurso teve como ponto de partida a Praça do Diário, na área central da capital pernambucana, e como destino final o Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte do Recife.

Pelo quarto ano, dentro das nove edições já realizadas, a bicicleta passo rápido foi o veículo mais eficiente do desafio. O ciclista desafiante fez o percurso em 21 minutos, mas o tempo de deslocamento não foi o único determinante para a primeira colocação no ranking. Juntando as pontuações registradas nos parâmetros avaliados foi possível produzir uma média de avaliação. Em segundo e terceiro lugar ficaram o ônibus e o pedestre correndo, respectivamente.

Para ter um resultado mais fiel à realidade possível, a saída do desafio sempre é no horário de pico, à noite. Logo, podemos entender que para se locomover de forma mais eficiente na capital pernambucana às 18 horas, a bicicleta é a melhor opção; consequentemente, em horários em que o fluxo de automóveis e outros meios de transporte não são tão intensos, diminui-se, por exemplo, o tempo de deslocamento.

DIA MUNDIAL SEM CARRO

No dia 22 de setembro é comemorado, em várias cidades do planeta, o Dia Mundial Sem Carro, data que marca a reflexão em torno do uso exacerbado do automóvel no espaço urbano e das políticas de mobilidade desiguais para a mobilidade sustentável. Como de praxe, a Ameciclo realizará atividades no dia envolvendo ciclistas, sociedade civil e candidaturas do pleito eleitoral de 2022.

Na sede da Ameciclo, a partir das 15h, o público poderá participar de uma Vaga Viva na Rua Princesa Isabel, uma ação para denunciar a ocupação ineficiente das ruas pelos carros, mostrando que é mais seguro e acolhedor para todos(as) quando os espaços são construídos para a convivência humana. Ao fim da Vaga Viva, por volta das 19h, a organização fará uma pedalada pela cidade, resistindo nas ruas e conscientizando a população em geral sobre os malefícios do uso do carro e a busca de uma cidade mais humana e sustentável por meio da bicicleta.

CANDIDATURAS PODEM ASSINAR CARTA COMPROMISSO PELA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM PERNAMBUCO 2022

Candidatos(as) a deputado(a), senador(a) e governador(a) podem assinar a Carta Compromisso pela Mobilidade Sustentável em Pernambuco 2022, documento que contém diretrizes para construir uma cidade segura e acolhedora a partir da priorização da mobilidade a pé, por bicicleta e pelo transporte coletivo.

A iniciativa pretende que as candidaturas assinem a Carta, comprometendo-se a tornar suas propostas em políticas públicas e em medidas legislativas. Segundo Renato Zerbinato, um dos coordenadores da Ameciclo, “Recife tem a possibilidade de se tornar uma das capitais mais amigas da mobilidade sustentável do país, basta ter vontade política para tal. É por isso que nós da Ameciclo fazemos esse trabalho de incidência política desde 2013, para sensibilizar o poder público e conseguir que o Plano Diretor Cicloviário, por exemplo, seja cumprido na Região Metropolitana”, afirma o também articulador da instituição.

Renato ainda enfatiza que é preciso também que a população em geral entenda a importância da mobilidade sustentável para todos nós. “Podemos diminuir as mortes no trânsito, os congestionamentos e a consequente perda de tempo de vida. Economizar recursos financeiros individuais e públicos, melhorar a saúde da população, salvar o meio ambiente e ter uma cidade voltada para as pessoas somente priorizando o uso da bicicleta nas nossas rotinas, aliado, claro, com os investimentos por parte do poder público para oferecer condições seguras para quem pedala”, finaliza.

Até este momento, a Carta Compromisso já foi assinada por 18 candidaturas do pleito para legislativo estadual e federal. A Campanha continua até o segundo turno das eleições, caso ocorra no estado. Após as eleições, as candidaturas eleitas serão abordadas para a execução das propostas contidas na Carta. Além de Pernambuco, a campanha está sendo realizada em outros estados brasileiros, como Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, etc.

Saiba mais:
Site da Campanha: mobilidadesustentavelpe.ameciclo.org

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon