Assine

Celebração dos 70 anos da SBPC Regional de Pernambuco: diálogos com o passado na perspectiva do futuro

Celebração dos 70 anos da SBPC Regional de Pernambuco: diálogos com o passado na perspectiva do futuro

Publicado em 20/07/2021 por Revista algomais às 19:01

*Por Maria do Rosário Andrade Leitão e Maria do Carmo F. Soares (Secretária adjunta e Secretária Regional da SBPC-PE )

O olhar ao passado nos conduz a fundação da SBPC em 8/7/1948 em São Paulo, mas logo capilarizou-se para os demais estados do país e desta forma tem cumprido seus objetivos expressos na ata de fundação, que se propõe a “apoiar e estimular o trabalho científico”. Com ações ancoradas nos objetivos a sociedade não encontra barreiras sejam regionais, nacionais ou internacionais.

Neste contexto, no ano seguinte, 1949, foi criada em Curitiba sua primeira representação regional, seguida neste mesmo ano, da representação do Rio de Janeiro. Em 1950, surgia a terceira representação em Belo Horizonte. E, no ano de 1951 surgiram, concomitantemente as representações regionais de Recife e de Salvador, conforme consta na ata de reunião do Conselho e da Diretoria de 10/07/1951. Para organizá-las o próprio secretário geral, da primeira diretoria da SBPC, prof. Paulo Sawaya, viajou às duas capitais.

No Recife instalou a comissão de organização, composta por: Newton da Silva Maia (professor da Escola de Engenharia); Nelson Ferreira de Castro Chaves (professor da Faculdade de Medicina); Luiz Siqueira Netto (professor da Escola de Engenharia), Aluízio Bezerra Coutinho (professor da Faculdade de Medicina), Luiz Siqueira Carneiro (professor da Escola de Veterinária) e Bento Magalhães Neto (assistente da Faculdade de Medicina e professor do Ginásio do Estado, conforme consta na Ciência e Cultura, v.3, n. 2, 1951. Foi eleito seu primeiro secretário, em 1951, o Prof. Newton da Silva Maia.

As secretarias regionais da SBPC dos estados de Pernambuco e da Bahia completaram neste mês de julho de 2021, a trajetória de 70 anos, desde a sua fundação. Portanto, desde o início a SBPC proporcionou a abrangência de sua representatividade e o seu caráter nacional que se fortaleceu ao longo do tempo.

As reuniões anuais da SBPC, vêm ocorrendo de forma descentralizada, em várias partes do Brasil. Com a estruturação composta originalmente de conferências, simpósios, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Mas, a cada reunião que acontece, de forma multidisciplinar, novas atividades surgiram e foram incorporadas na sua grande estrutura, tornando essa reunião o maior evento científico do país. Recife já foi palco de 5 (cinco) reuniões anuais da SBPC, das 72 reuniões realizadas até a presente data pela sociedade em território nacional, conforme consta no quadro síntese:

Quadro síntese: Reuniões Anuais da SBPC realizadas em Recife, PE com seus respectivos períodos e homenageados

A celebração rumo aos 70 anos da representação de Pernambuco, teve seu auge em 10 de julho de 2021 e contou com a agenda comemorativa, possibilitada pela confluência de esforços entre Presidência/Diretoria da SBPC e Conselheiros da Região B, liderada pela Secretária Regional Maria do Carmo F. Soares e Secretária Adjunta Rosário Andrade, envolvendo a comissão organizadora, constituída de professores, pesquisadores e estudantes sócios ativos da SBPC. Compreendeu a série de debates on line, realizadas por meio da plataforma digital Zoom Cloud Meetings e transmitidas pelo canal do Youtube do Núcleo Econômico Integrado da UFRPE, na última semana de cada mês. Os temas abordados de fevereiro a julho de 2021 incluíram: 1) A pandemia e a importância da ciência; 2) Mulheres na ciência; 3) SBPC-PE histórias e memórias; 4) Paulo Freire e seu centenário: O Recife – sua cidade natal – e as experiências fundantes; 5) A Pós-graduação brasileira é necessária. E, no dia do aniversário, aconteceu o webinário de celebração com o tema: A SBPC-PE em Defesa da Ciência.

O evento iniciou com o vídeo no qual alguns sócios locais e o presidente eleito da SBPC, Renato Janine Ribeiro expressaram sua homenagem à instituição, em especial congratulando-se com a Regional de Pernambuco. A mediação foi realizada pela Secretária Maria do Carmo F. Soares e contou, no momento da abertura, com a presença do presidente da SBPC Ildeu Moreira e da presidente de honra Helena Nader. Para conduzirem o tema da tarde foram convidados o ex-ministro de ciência e tecnologia, também presidente de honra da SBPC, Sergio Rezende; o Conselheiro da Região B Anderson Gomes e as recém-eleitas Conselheira da Região B Lúcia Melo e a Secretária Regional Rosário Andrade. Foram também convidados para comporem o painel neste momento comemorativo, os ex-secretários regionais dos quais se fizeram presentes: José Aleixo (atual Conselheiro da Região B, concluindo seu mandato), Hélio Coelho, Celso Melo, Rejane Mansur e Marcos Lucena.

No desenvolvimento do tema, iniciado pela conselheira eleita (mandato 2021-2025), Lucia Melo fez menção de homenagem ao presidente eleito da SBPC Renato Janine e agradeceu a confiança depositada por todos os sócios que a horaram e a prestigiaram com o voto nesta eleição. Em seu discurso destacou o momento extremamente difícil onde a SBPC precisará participar simultaneamente da resistência e da necessidade de reconstrução, com o olhar prospectivo aos desafios nacional e global atuais que se impõem à ciência. Informou ter acabado de escrever um capítulo para o ebook a ser lançado em breve pela SBPC, onde é destacado a presença desta sociedade na constituição de 1988. Discorreu sobre a resistência da regional de Pernambuco e sua importância na criação da fundação de apoio à pesquisa e também da secretaria de C&T no estado. Imagina, para o futuro, que as regionais serão extremamente importantes pois “precisaremos liderar no Brasil um movimento que será global, regional e local pois, a ciência está em processo de transformação, reorganizando os sistemas de ciência e tecnologia, com novos princípios, como por exemplo, os princípios de Hong Kong, estabelecidos recentemente, de integridade e maior humanização da ciência”. A valorização da ciência aberta será significativa e as políticas de C&T, onde a SBPC tem histórico recorde de influenciar, a exemplo do marco de C&T, que teve em Helena Nader, uma grande protagonista, serão imprescindíveis. Chamou atenção da responsabilidade do estado nesta reconstrução e dos caminhos a serem trilhados.

Na sequência o conselheiro Anderson Gomes, afirmou que nossa regional cresceu, mas como todas as representações tem suas oscilações, mas vem resistindo. Recordou o ingresso das pessoas, em geral, na SBPC por meio de suas grandes reuniões nacionais, quando apresentam seus trabalhos acadêmicos e assim aconteceu com o mesmo. Destacou a participação do atual presidente Ildeu Moreira, como incansável na luta e resistência neste momento crítico do país. Conclamou os jovens à reconstrução da ciência e da nação nos próximos anos.

No discurso da futura secretária regional, Rosário Andrade, estão expressos o desejo de afinar as ações da regional com as ações prioritárias da instituição, no que se refere a SBPC Jovem; Ciência e Mulher, SBPC vai à escola em diálogo com as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil. Delineou também, em grandes pinceladas, seus anseios e planos de realizações para a gestão do biênio 2021-2023, que iniciará com a posse em 23 de julho de 2021. Propõe-se com o apoio da instituição e dos sócios e sócias, estreitar a relação com a Secretaria de Educação e desenvolver diálogo mais fluido com a sociedade, ou seja, realizar eventos nos quais a educação, ciência e tecnologia possam ser capilarizados à toda a sociedade numa intersecção de gênero, raça, classe social, geração, nível de escolaridade, entre outros. Aproximar o debate sobre ciência, resistir ao negacionismo a partir da educação básica. As suas palavras ecoaram aos ouvidos de Sergio Rezende, que foi ministro de Ciência e Tecnologia, o fazendo recordar do evento realizado por cerca de 2 anos, em meados dos anos 80, “Ciências às Seis”, ao qual ele rememorou ter participado e que era realizado no centro do Recife, para o público em geral. Rezende sugeriu a ideia, considerando muito viável de ser realizado no formato online.

Quanto a relação da regional de Pernambuco com o programa Ciência e Mulher, Sérgio Rezende lembrou uma ação realizada em Recife, a qual ele tem participado anualmente, o projeto “Futuras Cientistas”, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), cujo público alvo são meninas do ensino médio e professoras da rede pública. Citou a coordenadora do projeto, pesquisadora Giovanna Machado e incentivou a aproximação da SBPC Regional de PE com esta iniciativa de equidade de gênero e de empoderamento das mulheres. Por fim vale ressaltar que a iniciativa também foi expressamente lembrada pelo antigo secretário Celso Melo, que inclusive expressou a possível adesão de muitos docentes na iniciativa de dialogar com a educação básica, especialmente em formato online. O diálogo com a educação básica trará ao debate uma parcela da sociedade capaz de aumentar o contingente de participantes da SBPC Jovem. A proposta é continuar as celebrações inclusive com a produção de um documento, sobre os 70 anos desta Regional da SBPC em Pernambuco.

O ministro Sérgio Rezende falou do seu trabalho de dedicação exclusiva e tempo integral à frente da universidade enquanto professor o que muito lhe honra. Ressaltou o trabalho de Ildeu Moreira junto ao parlamento com efetiva atuação. Deu exemplo dos diversos abaixo-assinados da SBPC e sua importância em prol da defesa da C&T. Ressaltou o emblemático abaixo-assinado de 2019 da SBPC e outras entidades, por correio eletrônico, com mais de 900 mil assinaturas, o que resultou em 5 volumes impressos e a sua entrega pelo presidente da SBPC ao presidente da câmara, à época, Rodrigo Maia, e que tem a foto do Ildeu Moreira e ao lado de Luiz Davidovich da ABC, junto aos volumes entregues, o que caracterizou essa movimentação histórica. Os parlamentares mais conscientes passaram a valorizar o papel da SBPC e muitos movimentos continuam em curso. Que neste tempo difícil é necessário defender o Brasil. Indicou ainda, mostrando a dificuldade de recursos, a visita ao site da auditoria cidadã, pois é possível observar – em um dia e meio do que se gasta no pagamento da dívida – seria suficiente para cobrir o recurso do FNDCT do ano. O Brasil precisará enfrentar o problema da dívida que é extorsiva e merece ser investigada. Colocou em seguida a importância da SBPC e da regional de Pernambuco com programas desenvolvidos que levavam a ciência ao grande público como o Ciências às seis e o Ciência nas escola,s enquanto iniciativas que poderão ser retomadas, como instrumentos de divulgação científica. Fez menção a Newton Maia, professor de engenharia, cuja existência foi importante pois ele fundou o Instituto de Física e Matemática, que precedeu o atual Instituto de Física da UFPE. Rezende afirmou não ter a informação de que o mesmo havia sido o primeiro secretário regional de Pernambuco.

Em seguida foi passada a palavra aos ex-secretários presentes para identificação e saudação. A atual secretária pediu licença para citar os nomes dos 20 ex-secretários, aludindo ao revezamento semelhante a uma corrida de bastão, construindo essa trajetória histórica dos 70 anos de existência da SBPC-Regional de Pernambuco. Alguns, in memoriam, a quem respeitosamente prestamos nossa reverência e gratidão por nos antecederem e terem levado adiante a representação desta sociedade científica no estado de Pernambuco. Agradeceu a participação de todos presentes na sala e no chat e da comissão organizadora do evento, cujos nomes foram projetados numa tela de fundo preto simbolizando o luto e os sentimentos aos familiares dos mais de 520 mil mortos nesta pandemia de Covid-19. Convidou todos para assistirem novamente a projeção dos vídeos, encaminhados pelos nossos sócios locais, a quem agradecemos pela gentileza do envio e pelas saudações. Finalizou com as palavras: A SBPC somos todos nós. Vamos juntos (as) colaborar na reconstrução do país.

.


.

É possível assistir a Live de comemoração dos 70 anos da SBPC em Pernambuco

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »