Assine

5 cuidados essenciais para quem usa aparelho dental

5 cuidados essenciais para quem usa aparelho dental

Publicado em 09/07/2021 por Revista algomais às 19:08

O aparelho dental é um dos instrumentos odontológicos mais utilizados para tratamentos nessa área e visa melhorar a mordida e o posicionamento dos dentes.

Entretanto, para que o resultado dos tratamentos sejam qualificados o suficiente, é fundamental que os pacientes tenham alguns cuidados durante o período em que o procedimento está acontecendo.

Neste artigo, selecionamos 5 dicas de cuidados importantes que você precisa ter para que o tratamento com aparelhos dentários, como o aparelho invisivel, funcione da maneira adequada.

Para que serve o aparelho dental?

Antes de explicar as dicas de cuidados durante o tratamento, é importante contextualizar e falar sobre o funcionamento dos aparelhos e quais quadros eles são recomendados.

Basicamente, existem dois tipos de dentição: a primeira dentição é formada pelos dentes de leite, enquanto a segunda é composta pelos dentes permanentes.

Até os 6 anos de idade, em média, as crianças já estarão com a primeira dentição completa. Por volta dessa idade os primeiros dentes de leite começam a cair para a substituição, em um processo que demora mais alguns anos para ser finalizado.

A partir da queda dos dentes de leite, os permanentes começam a nascer, formando a dentição que permanecerá na boca pelo restante da sua vida, desde que os devidos cuidados sejam tomados.

Isso porque, sem a higienização e cuidado com a saúde bucal, pode acontecer dos dentes caírem, bem como pode ocorrer acidentes que provoquem a perda dentária. 

Nesses casos, apenas o implante dentário pode substituir os dentes perdidos, visto que, não existe outra dentição que possa surgir de forma natural.

Apesar disso, essas situações devem ser vistas como imprevistos, e a dentição deve ser cuidada ao longo da vida para garantir sua qualidade.

Inclusive, durante o processo de formação da arcada dentária, os dentes podem sofrer com alguns problemas estruturais, seja por conta de maus hábitos, genética ou causalidades.

É nesse sentido que surgem muitos casos de paciente com dentes tortos, dentes separados ou problemas na mordida.

Quando isso acontece, apenas a realização de procedimentos odontológicos, como o uso de aparelho dental invisivel, podem corrigir o quadro e trazer mais qualidade e beleza ao sorriso.

Agora, sem mais delongas, confira as 5 dicas de cuidados importantes para o tratamento de aparelho dentário ocorrer com mais segurança e eficiência.

 

  • Escovação dos dentes

Cuidar da saúde bucal, tendo práticas de higienização constante é fundamental em qualquer etapa da vida. 

Mas, para quem utiliza algum tipo de aparelho dentário, isso se torna ainda mais importante e a atenção precisa ser redobrada, pois existem algumas recomendações essenciais.

Para quem utiliza aparelho fixo, por exemplo, em que as estruturas metálicas, como os braquetes, ficam presos aos dentes, é recomendado que o paciente encontre uma escova de dentes adequada, com cerdas finas e macias.

Além disso, instrumentos complementares podem ser necessários, como escovas interdentais, fio dental e enxaguantes.

A movimentação da escovação também deve ser cuidadosa e atenta, evitando que as gengivas fiquem feridas ou que bactérias ainda fiquem presas na arcada. Por isso, fazer movimentos leves e devagar é fundamental.

  • Utilização do fio dental

Outro instrumento que é fundamental para a higienização bucal é o fio dental. Ele serve para retirar os restos dos alimentos que ficam presos entre os dentes, área em que a escova não consegue alcançar.

Para quem utiliza aparelhos odontológicos, como também uma lente de contato dental, a atenção na passagem do fio deve ser redobrada.

Por isso, é muito importante utilizar o fio dental sempre após a escovação, removendo esses alimentos e garantindo uma limpeza mais qualificada. 

  • Faça a manutenção dos aparelhos

O uso de aparelho ortodôntico demora um certo tempo para fazer o efeito desejado. 

Durante esse período, é fundamental que você consulte seu dentista para realizar a manutenção do aparelho, aparando arestas, trocando braquetes, reforçando e ajustando o tratamento para que a estrutura consiga fazer a movimentação de forma efetiva.

  • Guarde o aparelho móvel no local adequado

Caso você esteja utilizando o aparelho móvel, que é um modelo de aparelho que pode ser removido, é importante que você guarde ele em locais adequados enquanto não está utilizando. 

Normalmente, quando você recebe o aparelho móvel, o profissional responsável te entrega uma caixinha para que você possa guardá-lo.

Nesse sentido, é fundamental que você sempre esteja em posse dessa caixinha, guardando o aparelho sempre que for necessário.

A caixinha protege e mantém ele na temperatura ideal para que ele não sofra com problemas estruturais, bem como evita a contaminação de bactérias.

Contudo, é preciso ter atenção ao uso correto da estrutura, pois o aparelho móvel demanda ainda mais atenção e disciplina do paciente para que tenha resultado.

  • Consulte o seu dentista

Para finalizar, é fundamental que você consulte sempre seu dentista enquanto estiver realizando o tratamento para a devida manutenção e avaliação da saúde bucal.

De modo geral, a consulta deve ser feita mensalmente para que o profissional realize possíveis limpezas, ajuste o aparelho, observe o progresso e verifique a qualidade da cavidade.

Além disso, eles podem verificar, após a remoção do aparelho, a necessidade de realizar um clareamento dental por conta do tempo de uso e hábitos alimentares, promovendo um sorriso ainda mais saudável e bonito.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Beleza foto criado por master1305 – br.freepik.com

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »