Assine

Estudo científico aponta que adolescência é o período de maior eficácia de prevenção da obesidade

Estudo científico aponta que adolescência é o período de maior eficácia de prevenção da obesidade

Publicado em 28/12/2021 por Revista algomais às 4:00

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, elas correspondem a 72% das mortes, com destaque para as patologias cardiovasculares (como a hipertensão), câncer, diabetes e doenças respiratórias. Segundo o estudo do PhD em Educação Professor Doutor Gabriel Lopes, publicado em conjunto com outros cientistas da área, a prática de exercícios físicos é o método preventivo mais eficaz – principalmente durante a infância e a adolescência.

O pesquisador PhD Gabriel Lopes é Membro Imortal da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF) e explica que a puberdade é um dos períodos mais críticos do desenvolvimento do sobrepeso. “Ao mesmo tempo, essa fase da vida é a mais eficaz tanto na intervenção quanto na prevenção do sobrepeso e da obesidade na idade adulta”, pontua Gabriel Lopes.

Em seu artigo publicado na Revista Científica Cognitionis, periódico interdisciplinar da Logos University International (UNILOGOS), o PhD Gabriel Lopes constata que além do sedentarismo, outros existem outras condições que influenciam diretamente no sobrepeso: “não podemos deixar de mencionar que fatores fisiológicos, hormonais, emocionais e hábitos comportamentais, que podem desencadear as Doenças Crônicas não Transmissíveis, tanto em crianças, quanto adultos ou idosos” declara o cientista.

Segundo o PhD Gabriel Lopes, incluir as práticas de educação física na educação da criança, desde o início da vida escolar, é uma medida preventiva de grande eficácia. Além de promover benefícios para a saúde e desenvolvimento da criança e do adolescente, essa medida instiga desde cedo o hábito da prática de exercícios físicos.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »