Assine

UPE: Pesquisa de tratamento contra Covid-19 é submetida a registro em plataforma europeia

UPE: Pesquisa de tratamento contra Covid-19 é submetida a registro em plataforma europeia

Publicado em 09/11/2021 por Revista algomais às 4:00

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da UPE em parceria com a Of Joseph do Brasil chegaram a um sistema nanoestruturado denominado Amparo para o desenvolvimento de uma terapia antiviral e atividade anti-inflamatória que inclui o COVID-19. As professoras Patrícia Moura e Juliana Rebouças, ambas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPE, estão à frente do projeto apoiado pela empresa via IAUPE.

A escolha pelo estudo e pesquisa de um tratamento alternativo é um grande desafio. “Optamos por estudar uma linha de terapia que atingisse pontos chave que envolvem a doença. Nossa solução em desenvolvimento se baseia nas proteínas naturais do corpo melhoradas. Trata-se de uma solução baseada nas defesas naturais do ser humano, sendo muito promissora com resultados encorajadores” afirma Patrícia.

A proteína estudada é a Lectina Ligadora de Manose (MBL), encontrada no soro humano, secretada pelo fígado e dependente de cálcio. A MBL é um importante elemento do sistema imune inato e está associada a doenças infecciosas e auto-imunes, com interferência tanto na susceptibilidade quanto na severidade das patologias.

A equipe formada por mais de 30 pesquisadores de diversas instituições está empenhada no desenvolvimento do experimento. A expectativa é que até o final do ano o Amparo seja testado em animais e os resultados sobre a segurança do uso desse medicamento estejam disponíveis. O experimento também foi submetido para registro na plataforma europeia de animals trials para que seja replicado na Holanda por meio de um acordo de cooperação internacional da Of Joseph Brasil e seus parceiros em Maastricht.

Segunda edição do Hackathon Mimesis – Com o objetivo de incentivar o fomento de pesquisa de ponta por jovens pesquisadores no Brasil, a UPE e a ofJoseph PB&T Brasil realizam o 2º Hackathon Mimesis. As inscrições estão abertas no site (https://mimesishackathon.com/) e o evento acontece entre os dias 07 e 12 de novembro.

O Hackathon reúne inscritos de todo o Brasil com o objetivo de inovar e aplicar sua criatividade em busca de soluções para a grandes problemas da área da saúde, como Câncer, Covid-19, HIV, distúrbios do sistema nervoso central, entre outros de grande relevância epidemiológica. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de aprender e desenvolver projetos na área da biotecnologia, com apoio de grandes especialistas como mentores nacionais e internacionais.

A atividade conta com quatro dias de palestras e workshops e outros dois dias são dedicados a colocar em prática, desenvolver ideias e projetos inovadores, de maneira coletiva e criativa, com participantes de diversas partes do mundo. “O objetivo do evento é incentivar jovens pesquisadores a inovar e buscar respostas a grandes problemas da área de saúde, através da tecnologia e ciência aplicada. Os participantes terão de propor, de maneira coletiva e criativa, trabalhos acadêmicos ou formas de divulgação científica inovadoras baseadas nos conhecimentos em biotecnologia de última geração” explica o coordenador do evento, Gabriel Lins.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »