Assine

Chocolate faz bem a saúde? Confira a orientação da nutricionista

Chocolate faz bem a saúde? Confira a orientação da nutricionista

Publicado em 07/07/2021 por Revista algomais às 4:20
Brasil é o quinto país do mundo que mais consome chocolate

O chocolate é capaz de curar tristezas, angústias e trazer a sensação de bem-estar. Isso é comprovado pelas substâncias liberadas durante sua consumação. Esse doce amado pelos brasileiros tem sua origem nas civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. O Dia Mundial do Chocolate, comemorado dia 07 julho, remete à introdução do alimento na Europa.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o Brasil é o quinto país do mundo que mais consome chocolate. A boa notícia para os “chocólatras”, é que o consumo moderado do alimento – principalmente do chocolate mais amargo – pode trazer diversos benefícios para a saúde. Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos. “O chocolate é rico em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcalóides, polifenóis e os famosos antioxidantes. Todas essas características formam uma lista de motivos que evidenciam como esse alimento faz bem à saúde. Quanto mais amargo o chocolate, mais concentração de cacau existe no produto, o que traz inúmeros benefícios nutricionais ao corpo.”, explica a especialista em Nutrição Clínica Funcional e professora do curso de nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Leidiane Lima.

Entre os benefícios do chocolate estão a melhora do fluxo arterial, reduz o estresse, alivia dores além de proporcionar uma grande sensação de bem-estar, já que o consumo libera serotonina, o hormônio do prazer. Mas, de acordo com Leidiane, é preciso ter cautela. “Comer entre 30 g e 40 g por dia pode ser considerado saudável. Isso é equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos. Lembrando que o chocolate pode trazer benefícios, mas não podemos esquecer que ele também tem calorias. Então, para só ter alegrias na hora da sobremesa, atenção com as porções”.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »