Assine

Como a alimentação pode ajudar a melhorar sua imunidade

Como a alimentação pode ajudar a melhorar sua imunidade

Publicado em 16/06/2021 por Revista algomais às 4:00

A alimentação tem papel fundamental no funcionamento do organismo, exercendo funções primordiais para promoção de qualidade de vida e bem estar, como o fortalecimento do sistema imunológico, a redução do estresse, melhoria do sono, dentre tantas outras funções benéficas ao organismo.

Para garantir uma boa imunidade, a nutricionista do Centro Universitário UniFBV, Márcia Rodrigues, dá algumas dicas de como melhorá-la por meio da alimentação. “Sempre que for possível é importante consumir uma variedade de alimentos, principalmente o consumo diário de três a cinco porções de frutas e hortaliças, cereais integrais, oleaginosas, leguminosas e proteínas de boa qualidade”, informa. “Uma dica é incluir alimentos da época/safra, já que são alimentos mais baratos e nutritivos, além de ter menos agrotóxicos. Outra estratégia é aproveitar todo alimento, como sobras do almoço, além de cascas e talos, que também são ricos em nutrientes’’, ressalta a nutricionista.

Sempre é tempo para implementar uma dieta saudável no seu dia a dia. A nutricionista dá uma dica importante a ser cumprida. “Descascar mais e desembalar menos. Procurar incluir alimentos naturais na sua rotina e reduzir aos poucos os alimentos prontos e industrializados. Outra opção é tentar preparar a própria refeição, promovendo a prática culinária e um momento com os familiares em casa. Dessa forma dá para economizar e ainda ter esse momento em família.”

Quem já segue um plano alimentar de restrição calórica e, ou, déficit de nutrientes também deve ficar atento: eles podem comprometer a função imunológica já que o sistema imune depende também da ingestão equilibrada e diária de nutrientes importantes para um bom funcionamento. Por isso, é necessário garantir que as principais substâncias estejam sendo consumidas “Nutrientes como os carboidratos, proteínas e gorduras boas, as vitaminas, principalmente A, C e D e minerais como zinco e selênio são os mais indicados para manutenção da imunidade, minimizando o risco de doenças”, explica Márcia.

Para a melhoria da imunidade, ainda fazendo com que a dieta seja saudável e emagreça, Márcia explica como o prato ideal deve ser construído. “Variar no almoço, sendo pelo menos a metade do prato composto por vegetais e outra metade alguma leguminosa como feijão e algum grão com o arroz, uma proteína de boa qualidade como frango ou peixe, além de associar alguma fruta cítrica”, ressalta. Uma opção de lanche saudável, a nutricionista recomenda uma porção de fruta prática como banana ou maçã ou uvas + uma porção protéica como iogurtes, ovos ou queijo.

Segue uma pequena lista de produtos que ajudam a melhorar nossa imunidade:

Frutas fontes de vitamina C como kiwi, maracujá, limão e acerola;
Oleaginosas como nozes e castanhas;
Grãos integrais como arroz e aveia;
Peixes e azeite extra virgem fontes de ômega-3;
Vegetais verde escuro como brócolis e couve;
Leguminosas como feijão e lentilha, fontes de zinco.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »