Assine

Frieira pode baixar imunidade e causar complicações

Frieira pode baixar imunidade e causar complicações

Publicado em 23/09/2021 por Revista algomais às 14:29

Sentir aquela coceirinha e até mesmo um ardor entre os dedos dos pés é um sinal para ficar atento. Você pode ter contraído um tipo bem conhecido de micose: a frieira. As frieiras são causadas por fungos. São descamações da pele que provocam coceira e até sangramento nos casos extremos. A podóloga Cris Farias explica que, além de incomodar, as micoses podem abrir caminho para outras doenças. “As micoses deixam a área infectada frágil e com baixa imunidade. No entanto, antes de tratar, é preciso diagnosticar o problema para depois podermos saber qual tratamento será feito”, destaca.

Cris salienta que, no geral, é difícil detectar o início desse tipo de micose, mas existem algumas maneiras de prevenir e tratá-las. “Por ficarem muito tempo dentro de calçados fechados e com meias quentes, os pés ficam úmidos, criando um ambiente favorável à proliferação de fungos. A primeira dica que dou é a constante limpeza dos pés e a escolha por meias de algodão que permitem uma melhor absorção do suor”, afirma a podóloga. Para evitá-las, é preciso lavar bem os pés e secar entre os dedos a cada banho.

Outra dica importante que pode se adotar, de acordo com a profissional, é usar um chinelo de borracha para tomar banho, retirando-o somente para lavar os pés. “Além disso, também recomendo o uso de desodorantes ou talcos com bactericida e fungicida. Mas se a prevenção não foi suficiente e você pegou uma micose, meu conselho é que não perca tempo. Procure uma podóloga o quanto antes para realizar um bom tratamento”, finaliza Cris Farias.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »