Assine

Neurologista apresenta 10 dicas para a higiene do sono

Neurologista apresenta 10 dicas para a higiene do sono

Publicado em 19/03/2021 por Revista algomais às 4:00
Dia Mundial do Sono: neurologista explica a importância de um sono saudável

O sono, conhecido por todos como período de descanso, mais do que isto, é uma Função biológica essencial para manutenção da Vida, quando há redução temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária, para permitir a restauração diária das funções físicas dos órgãos, cérebro e mente. Pela sua importância em manter uma vida saudável, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do Sono que, este ano, será comemorado no dia 19 de Março.

De acordo com a neurologista do Instituto Real Neuro e especialista em Sono, Dra Clelia Franco, a campanha visa alertar tanto a área de saúde como a população em geral, sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde global, no desempenho pessoal e profissional, desempenho cognitivo e aprendizado, impactando diretamente em todos os campos da sociedade. “Com o slogan deste ano ‘Sono Regular, Futuro Saudável’, a campanha traz o foco para o papel fundamental de garantir o bom sono na vida diária hoje pelo impacto já cientificamente reconhecido do mesmo na prevenção de enfermidades na vida futura em várias áreas da saúde humana, em todas as faixas de idade”, comenta.

Portanto, garantir um sono saudável significa prevenir doenças cardiocerebrovasculares como HAS, AVC, arritmias, infarto; além de doenças metabólicas como a obesidade, diabetes e prejuízo no crescimento, prejuízos da atenção e sonolência excessiva diurna. Este último pode ocasionar risco de acidentes, prejuízos do aprendizado, memória e cognitivos em geral, transtornos na regulação imunológica, transtornos do humor e do comportamento, entre tantos outros.

Ainda de acordo com a Dra. Clelia, para evitar problemas de saúde ocasionadas pelo sono de Má qualidade, é preciso, antes de dormir, desligar os aparelhos eletrônicos como a TV e o celular. Assistir TV antes de dormir pode condicionar o cérebro a se manter desperto. Outra dica importante é praticar sempre um ‘ritual’ antes de dormir como tomar banho quente, escovar os dentes, vestir pijama. Isso já vai te preparar “mentalmente” para o sono.

“Ter uma hora certa pra ir pra cama condiciona o organismo a relaxar e entender que já está na hora de se desligar. Alimentos leves como iogurte ou Frutas são uma boa pedida antes de dormir”, explica, acrescentando que carboidratos pesados devem ser evitados na última refeição do dia.

Higiene do Sono. 10 passos:

1.Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;

2.Vá para a cama somente quando estiver com sono;

3.Não use a cama para atividades de trabalho ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir;

4.Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia;

5.Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar;

6.Evite uso de luz azul de eletrônicos antes de dormir, álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir;

7.Não se alimente com alimentação pesada próximo ao horário de dormir;

8.Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite.

9.Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio.

10.Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, prefira os períodos da manhã ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 3 horas antes de dormir.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »