Assine

PE ultrapassa marca de 10 mil profissionais da saúde chamados para atuar na pandemia

PE ultrapassa marca de 10 mil profissionais da saúde chamados para atuar na pandemia

Publicado em 27/05/2021 por Revista algomais às 5:00

Do Governo de Pernambuco

Em mais um esforço para qualificar a assistência aos pacientes com Covid-19, o Governo de Pernambuco autorizou a ampliação de vagas em seleções simplificadas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), possibilitando o chamamento de mais 828 profissionais, entre médicos e outros trabalhadores da saúde, para atuar em unidades sob gestão estadual espalhadas em todas as regiões do Estado. Além disso, também foi anunciada a nomeação de mais 6 novos profissionais de saúde aprovados em concurso público para reforçar o quadro do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A lista dos aprovados em concurso e a autorização de ampliação de certames simplificados foram divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com o novo quantitativo, o Governo de Pernambuco já convocou mais de 10 mil profissionais para atuar no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado, sendo 3.267 profissionais aprovados em concurso público e outros 7.863 aprovados por meio de seleções simplificadas.

Para o Hospital Dom Moura, foram convocados quatro médicos clínicos e dois fisioterapeutas em terapia intensiva. Já nos próximos dias, a unidade deve colocar em funcionamento mais dez leitos de UTI para atender os casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, reforçando o quantitativo de vagas no Agreste pernambucano. A partir da publicação em DOE, os candidatos terão o prazo de cinco dias para tomarem posse e 48h, após a posse, para se apresentarem no local de exercício funcional comunicado pela SES-PE.

Já os 828 profissionais classificados em seleções simplificadas da Secretaria, sendo 491 profissionais de diversas áreas de nível superior, 283 de nível médio e 54 médicos, começaram a ser chamados hoje. Eles estão divididos nas seguintes categorias: médico (cirurgião, clínico geral, coloproctologista, intensivista, neonatologista, neurocirurgião, pediatra, tocoginecologista, traumato ortopedista e urologista) assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico em radiologia. Os aprovados serão encaminhados para serviços espalhados pela I (Recife), II (Limoeiro), IV (Caruaru), V (Garanhuns), VII (Salgueiro), XI (Serra Talhada) e XII (Goiana) Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“O investimento em recursos humanos é uma das principais estratégias no enfrentamento à Covid-19 e o Governo de Pernambuco tem atuado fortemente nessa frente. Com a abertura de novos leitos nas unidades de saúde, principalmente nas regiões que registraram maior aumento de casos, como o Agreste, é essencial ampliar também o número de profissionais envolvidos nas ações de assistência e vigilância”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »