Capital pernambucana recebe selo “Cidade Amiga das Árvores”

A cidade do Recife foi agraciada com o selo “Cidade Amiga das Árvores” pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), em reconhecimento às suas boas práticas no plantio e cuidado com as árvores. A entrega do selo e da placa de Distinção de Destaque ocorreu durante uma solenidade realizada na última quinta-feira (4). O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto, recebeu a honraria em nome da cidade, destacando o relevante serviço prestado para promover uma melhor qualidade de vida e ambiental.

O certificado de “Cidade Amiga da Árvore” é conferido anualmente pela SBAU e está relacionado ao programa “Tree Cities Of the World”. O Recife já havia recebido o título de “Cidades Árvores do Mundo” em 2023, concedido pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e pela Fundação Arbor Day (EUA). A solenidade contou com a presença de autoridades como o ex-presidente da SBAU e Diretor Executivo do Programa Tree Cities of the World no Brasil, Sérgio Chaves, a atual presidente da SBAU, Ana Lícia Patriota, a presidente da Emlurb, Marília Dantas, entre outros convidados.

Atualmente, a cidade conta com uma média móvel de 259.565 árvores, distribuídas entre logradouros públicos (159.304) e lotes (100.261). A arborização estende-se ainda por Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam cerca de 38% do território. Os benefícios da arborização incluem o equilíbrio ambiental, aumento da permeabilização do solo e melhorias na qualidade de vida dos habitantes.

Desde 2022, o plantio na capital pernambucana segue o novo padrão de arborização, com árvores apresentando diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm, garantindo robustez e capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano.

Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  Oscar Barreto

“O selo colocou Recife entre as cidades de destaque pelo plantio e cuidado com as árvores. Foi um reconhecimento pelo planejamento, gestão e cuidado com o nosso verde”.

Presidente da Emlurb, Marília Dantas

“O objetivo é ter uma cidade cada vez mais bem cuidada e arborizada. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e pelos avanços, cientes de que ainda podemos – e vamos – fazer muito mais no quesito arborização”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon