Assine

Multiverso: e se todos fôssemos gamers?
Breno Carvalho

Multiverso: e se todos fôssemos gamers?

Publicado em 28/08/2021 por Breno Carvalho às 7:30
Fundo foto criado por kjpargeter - br.freepik.com

Desculpe essa demora danada para postar mais uma mensagem do Cabra Nerd, mas o problema é que entrei numa viagem de multiverso, pense!! Encontrei infinitas versões da minha pessoa, e meu véi, minha véia, algumas foram extrapowers e outras estou tentando até esquecer, que eles não ouçam!!!

Recentemente, a Marvel tem explorado o tal de multiverso em seus filmes e nas séries, mas de onde veio e o que é esse danado de multiverso? Fique sabendo logo que isso não é coisa de internet, da cultura pop e nem do século XXI. Na verdade, é mais velho que a expressão ‘é mentira Terta?’, segundo Pantaleão, personagem emblemático de Chico Anysio.

Pois bem. Quando os cientistas estavam correndo feito loucos para calcular a idade do universo, eles desenvolveram a teoria do Big Bang e determinaram que o universo observável, repare, tem aproximadamente 14 bilhões de anos. Mas tem um detalhe, a conta leva em consideração o trajeto que a luz faz até chegar a nós e, por isso, pode, pode-se levantar a seguinte hipótese: há lugares, estrelas e mundos que ainda não vimos, ou seja, algo pode existir, pense!!!

Lá pela década de 1950, um caboclo chamando Hugh Everett, um cientista americano, durante seus estudos de física quântica propôs a formulação do “estado relativo” e isso deu origem a teoria dos Muitos Mundos, onde mundos paralelos se ramificam constantemente, uns dos outros, minuto a minuto, é muita viagem. E isso tem a ver com aquela conversa do gato de Schrödinger que falei em outras prosas. Pois bem, o “experimento” do gato abre portas de infinitas possibilidades de existir outra realidade que não conseguimos “enxergar”.

Até o físico Stephen Hawking com seu compadre James Hartle elaboraram, nos anos de 1980, uma nova ideia sobre a origem do universo, o que resultou na perspectiva do Big Bang ter criado incontáveis universos, ou seja, como aparece nas histórias da Marvel, temos mais de uma Terra-616.

Saindo do mundo dos cientistas e chegando no universo dos quadrinhos, a primeira aparição de multiversos foi na revista da Marvel What If? Em 1977, onde apareceram versões alternativas de personagens que conhecemos, como o teioso ou Loki.

Essa ideia volta no formato de animações na Disney+, que apresentou três histórias, sendo a primeira sobre a Capitã Carter. Meu véi, minha véia, esse episódio a mulé faz umas acrobacias e dá umas lapadas nos vilões que butou no bolso o Steve Rogers. O segundo episódio mostrou o Thanos mais compreensível, e o terceiro, um verdadeiro apocalipse, pois o pesadelo de Tony Stark se concretiza sem precisar do estalo da manopla, imagine!

Série animada da Marvel What if..?

 

Mas o multiverso da Marvel nas telonas não inicia com essa série, mas foi apresentado nas histórias do Loki, onde vimos versões bem grotescas e hilárias, como a que tomou a vacina contra o Covid-19!!!

Loky e suas múltiplas versões

 

Essa narrativa é explorada pela DC, em histórias do Flash e até mesmo na Liga da Justiça, pois quem não lembra do mundo alternativo vivido pelo Homem-bizarro? E não se pode esquecer de Doctor Who, principalmente no episódio Rise of the Cybermen.

Batalha de Superman e Batman no game Injustice

 

Falando dos games, oxe, tem uma ‘tuia’ de jogos que já explorou os mundos paralelos, o multiverso. Para começar, tem Injustice: Gods Among Us, do NetherRealm Studios, lançado em 2013, em que o Coringa fez uma sueira na cabeça do Superman, o herói ficou tão ‘barreado’, que matou a própria companheira, ainda grávida.

Também temos a franquia The Legend of Zelda, que construiu três realidades paralelas, em que Link vence Ganondorf e retorna à infância, em outra ele retorna como adulto e noutra, ele leva um game over valendo na batalha final.

Não poderia faltar o mundo do teioso. No game Shattered Dimensions, lançado em 2010, a diversão era empreitada por quatro versões do Spider, chamados pela Madame Teia para resolver um problema dimensional da ‘peia’, gerado pelo artefato “A Tábua da Ordem e do Caos”, olhe que doidera da gota.

Logicamente, a Nintendo não ia deixar barato e criou, em 1999, Super Smash Bros, pense em um crossover da gota serena, pois tem Ryu, Link e até Pac-man.

Pensando um pouco sobre essa onda de mundos paralelos, teve muita gente que fez e vivenciou isso no Second Life, teve até criança indiana tendo mais dinheiro no mundo do jogo do que toda população de sua redondeza.

Ou melhor, acredito que toda vez que entramos em um game, vivemos um mundo paralelo de você mesmo, ora sendo um sniper virado no ‘moi de coentro’ em Call of Dut, ou descobrindo sua origem em Journey ou sendo um ‘cabuêta’ sacana da ‘mulesta dos cachorros’ em Among Us. De uma forma ou de outra, acessamos outra realidade que pode ser que exista e nem nos demos conta, lembre-se da Matrix!!!

Fiquei pensando um dia desses, será que o estalo de Thanos em 26 de abril de 2018 gerou um distúrbio dimensional da ‘gota serena’, fazendo que o mundo entrasse numa versão paralela, pois o que tem de doidera acontecendo, sejam problemas climáticos, a própria Convid, sem falar na versão bizarra do Brasil, será possível???

Uma dica do compadre Rennan Raffaele, é que pouca gente sabe, mas também existe o multiverso no mundo do Pokémon, mas só podia! Na história do jogo Pokémon Ultra Sun e Moon é apresentado os Ultra Wormholes, buracos para viajar ao ultra espaço. É nesse lugar que habitam Pokémons de outra dimensão, os Ultra Beasts. Como se não bastasse, neste mesmo jogo, surge um tal de grupo chamado de Equipe Rainbow Rocket, formado por vários vilões dos games anteriores, vindo de realidades alternativas onde eles tiveram sucesso em seus planos malignos, é muita criatividade!

Mas e se todos nós fossemos gamers, pode ser que a experiência do trabalho, de estudar e até fazer transações bancárias fossem mais divertidas, será? Mas, uma coisa é certa, não houveríamos ‘mêimundo’ de frases como, ‘jogo é ruim’, ‘e é um curso?’ ou pior, ‘você trabalha com o que mesmo???’, ‘é mentira Terta?’

Aproveite, dê uma turbinada no seu inglês com a live de hoje, às 14h, no Instagram @culturainglesaoficial, e no domingo, separe seu saquinho de balas Haribo e acesse seu multiverso, pois dia 29 é o dia do Gamer 🙂

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »