Assine

Só mesmo os games para salvar o Carnaval
Breno Carvalho

Só mesmo os games para salvar o Carnaval

Publicado em 12/02/2021 por Breno Carvalho às 7:55

Quem diria que estaríamos em distanciamento social durante o feriado do Carnaval, oi, e me disseram que nem feriado vai ter, meu vei, minha veia, que ‘fuleragem’ foi essa??? É justamente no carnaval que a grande maioria dos caboclos e caboclas que nem gostam de jogos põem em prática o que mais vemos neles: usar um avatar, né mesmo?

Aqui em Pernambuco, por exemplo, tem um bloco que é o mais nerd, geek e gamer em linha reta das Galáxias, falo do ‘Enquanto Isso na Sala da Justiça’, onde é possível encontrar Batman, Robins, He-man, Mulher Maravilha, Hulk, o Teioso, Super Gêmeos, entre outros, até o Sub-Zero. Este ano, em que completa 26 anos, tenho certeza que vai aparecer o baby Yoda, o Mandaloriano, a Wanda e o Visão, e lógico, o Super CoronaVac e a AstraZeneca Escarlate.

Enquanto Isso na Sala da Justiça 2016: Encontro histórico do Spider com Mulher Maravilha e a galera de Minecraft. Foto: Diego Galba/ Prefeitura de Olinda.

 

Mas a celebração do carnaval, o uso de máscaras não é só visto nas Ladeiras de Olinda ou nas quebradas da descida do Bloco do Bacalhau do Batata, isso também temos nos games, tu sabia não?? Para você ter uma ideia, o tema do carnaval esteve no game do Angry Birds Rio, produzido pela Rovio em 2013, a Sapucaí todinha estava lá, pense!! Outro game que sempre usa o tema do carnaval brasileiro é o Ragnarök Online, da Gravity Corporation.

Personagem do jogo Ragnarök preparada para cair na folia do Carnaval brasileiro

 

Voltando para a questão do uso de máscaras, oxe, tem um jogo que as meninas adoram, Princesas Disney: Baile de Máscaras, com o objetivo de arrumar seu personagem para a festa. Mas não se engane que usar máscara para ir a um baile de Carnaval é coisa para jogos de criança, pois até assassino faz isso nos jogos, repare. Em Assassin’s Creed II, da Ubisoft, Ezio anda mascarado em um baile de Carnaval de Veneza, na Itália, procurando concluir um dos desafios.

Ezio infiltrado em um baile de carnaval veneziano

 

Nesta mesma linha, quem já jogou vai lembrar do bruxo da ‘gota serena’, Geralt de Rivia e Triss Merigold estão fantasiados para um Baile de Máscaras e precisam encontrar o danado do Albert Vegelbud. Nesta fase de The Witcher 3: Wild Hunt, da CD Projekt, temos uma cena bem assanhada, muito similar ao que acontece nos Quatro Cantos, em Olinda.

 

Esse negócio de usar roupas que parecem fantasia de carnaval, lembro da personagem Chocolina da Franquia Final Fantasy, da Square Enix. A danada mostra toda sua beleza usando plumas e paetês.

Chocolina de Final Fantasy XIII exibe sua ‘fantasia’

 

Como o Carnaval permite usar todo tipo de fantasia, veio-me à cachola o jogo de lapada, Mortal Kombat 11, da NetherRealm Studios. Tem o pacote de Skins Calor de Verão, em que você pode mudar os trajes de Kitana, Erron Black e Baraka., deixando os personagens ‘nos trinks’ para brincar no Baile Municipal do Recife.

Skins do Pacote Calor de Verão do game MK11

 

Falando com meu cumpadre Rennan Raffaele, lembramos que um dos jogos mais badalados em competições de e-sports, o League of Legends, da Riot Games, que homenageou o Brasil com uma skin carnavalesca da Anivia, chamado de Carnanívia, pense numa fantasia virada no ‘mói de coentro’. A skin transforma a fênix de gelo em uma ave mais colorida, com direito à música de carnaval e um cenário estilo a Sapucaí no seu lançamento.

 

E falando nas fantasias irreverentes, o que nunca falta nos Carnavais do Brasil, principalmente em Recife e Olinda! ‘Meu vei’, ‘minha veia’, não tem fantasia mais arretada do que a Caixa do Big Boss que o personagem Solid Snake usa no jogo Metal Gear Solid, da Konami, é muita onda. Em Metal Gear V, dá para escolher uma música e ficar andando feito um doido pelo jogo, muito arretado!!!

Personagem Snake perambulando em sua ‘fantasia’ de caixa

Agora, se você quer brincar o carnaval, com amigos, de maneira segura, se emperiquitando todinho, todinha para cair na folia, fique sabendo que a marca de chiclete Trident está lançando hoje, dia 12 de fevereiro a festa virtual ‘Destrava Carnaval’ na plataforma Cidade Alta RP, maior servidor brasileiro do jogo GTA.

Os jogadores devem acessar a missão “Destravar Danças”: no Cidade Alta para participar da folia. Além de várias atividades, passos de dança e adereços que você poderá usar em seu avatar, como óculos, máscaras e fantasias, a ação contará com o desfile de um dos maiores blocos do país: o Monobloco. Pense numa coisa boa da gota serena!!

 

Então meu veio, minha veia, prepare as conexões de internet, use sua criatividade e caia na folia, pois nos jogos, se é feriado ou não, a gente se diverte pra ‘dedéu’!!

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »