Assine

Consul apresenta pesquisa sobre consumidores do Nordeste
Rafael Dantas

Consul apresenta pesquisa sobre consumidores do Nordeste

Publicado em 18/07/2021 por Revista algomais às 21:00

A penetração das lavadoras automáticas é de 66% (segundo pesquisa da Kantar -2019) no País. Nas regiões Norte e Nordeste esse percentual cai para apenas 34%. O estudo apontou, assim que mais da metade da população dessas regiões ainda lavam à mão ou no tanquinho. De olho nesta demanda, a Consul inicia um plano exclusivo de relacionamento com consumidores e consumidoras nordestinas para sua linha de lavadora de roupa e realizou um estudo exclusivo na região. Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará são os principais mercados desse avanço da marca no Nordeste.

A Consul realizou estudo independente para obter leitura ainda mais aprofundada sobre o público nordestino, buscando entender suas rotinas, motivações e os hábitos culturais. O resultado está na veiculação da campanha “Com você, a gente cuida. Consul.”, que é inspirada 100% nas tradições e identidades regionais, bem como nos rituais do consumidor ao lavar as roupas.

“Durante essa imersão com o consumidor da categoria na região, entendemos que os fatores culturais interferem de maneira significativa nas escolhas e que as tradições nas formas de lavar, passadas por gerações, também possuem uma importância relevante na sua rotina. Por isso, nosso propósito é estar junto dos nossos consumidores e consumidoras, facilitando seu dia a dia, tirando a parte pesada do processo, mas respeitando o espaço para o cuidado com suas peças, com sua família. Fizemos questão de um time de especialistas locais para estruturar e produzir a campanha. Juh Almeida, diretora baiana, fez um lindo trabalho na para o filme [Com você, a gente cuida]”, comenta Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, dona da marca Consul.

Segundo a pesquisa, a rotina de lavar roupa vai além da higienização. É um ato de amor, de cuidado, de afeto. Além disso, existem diversas tradições e truques. Hábitos compartilhados entre gerações. Constata-se, ainda, que os fatores climáticos, econômicos e culturais também geram um impacto sobre a opinião dos consumidores e consumidoras, quanto à preocupação sobre os gastos com energia e água, e outros mitos quanto aos resultados de lavagem da máquina de lavar devido à valorização da artesania, do trabalho humano e até das lavadeiras, que gera uma desconfiança quanto ao avanço tecnológico dessa categoria.

“Entendemos que estas tradições culturais são incríveis e valorizamos os costumes, a maneira afetuosa de conduzir sua família. No entanto, queremos que as pessoas compreendam os benefícios e ganhos que as lavadoras de roupas trazem para sua rotina, que não é preciso liderar a tarefa pesada, porque a máquina está ali para isso, que o eletrodoméstico é um forte aliado no seu dia a dia e também contribuirá na racionalização dos recursos da família”, pontua Magnoli.

Assinada pelo grupo B&Partners.co, a campanha, que iniciou veiculação no dia 04 de julho, conta com plano de mídia composto por filme em TV aberta (assinado pela diretora baiana Juh Almeida), spots em rádios, mídia externa (outdoor e pontos de venda) e robustas ações no digital, com veiculação em canais de alto tráfego da região. O planejamento conta ainda com ativações, com os principais parceiros da marca Consul, voltadas à acessibilidade dos produtos e positivação de materiais com a identidade visual da campanha nos canais online.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »