Só o título já seria suficiente para despertar nossa curiosidade, ainda mais se descobrirmos que se trata de uma histór.."> Só o título já seria suficiente para despertar nossa curiosidade, ainda mais se descobrirmos que se trata de uma histór.."> Crítica| Professor Polvo (Netflix) - Algomais
Assine

Crítica| Professor Polvo (Netflix)
Wanderley Andrade

Crítica| Professor Polvo (Netflix)

Publicado em 18/03/2021 por Wanderley Andrade às 16:45

Só o título já seria suficiente para despertar nossa curiosidade, ainda mais se descobrirmos que se trata de uma história real. Professor Polvo conta como o cineasta Craig Foster deu início a uma profunda relação de confiança e amizade com um polvo. Sim, isso mesmo que você leu.

O filme é narrado em primeira pessoa por Craig, que já no primeiro ato revela ter passado por um período de crise na profissão e, consequentemente, na família, o que o levou a praticar mergulho. Foi quando em meio a uma floresta subaquática de algas marinhas nas águas turbulentas do Atlântico na cidade do Cabo, África do Sul, encontrou o polvo.

 

Divulgação: Netflix Brasil

 

Dirigido por Pippa Ehrlic e James Reed, o filme é um emocionante tratado sobre amizade e respeito à natureza. As sequências são costuradas por relatos carregados de emoção de Craig, que demonstra profundo apego ao polvo, a ponto de entender ter adquirido a mesma linha de raciocínio do animal.

Apego que não o faz interferir no curso da natureza. O cineasta, mesmo sofrendo, assume o papel de observador. Cenas tensas, como a que mostra o polvo sendo atacado por um tubarão-gato-listrado.

A direção de fotografia de Roger Horrocks é outro ponto a se destacar. As belas tomadas aéreas e registros no fundo do mar, por vezes parecem encarnar o colorido trabalho de um pintor impressionista. Horrocks foi diretor de fotografia em documentários de natureza como “Elefante” e “Mergulhando com Golfinhos”, da Disney, e “Nosso Planeta”, da Netflix.

Oscar 2021

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na última segunda-feira (15) a lista com os indicados ao Oscar 2021. A Netflix foi o serviço de streaming que mais recebeu indicações: 35 ao todo. “Professor Polvo” foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário ao lado de “Crip Camp: Revolução pela Inclusão”.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »