Assine

Dá para combinar a cerveja com a dieta? (por Rivaldo Neto)
Rivaldo Neto

Dá para combinar a cerveja com a dieta? (por Rivaldo Neto)

Publicado em 30/09/2016 por Revista algomais às 17:11

É uma unanimidade dizer que o álcool é um vilão para a dieta alimentar, por ser calórico, cada copo de 300ml tem em média 150 kcal aproximadamente. Isso pode variar de acordo com os insumos que compõem a bebida. Alguns estilos são mais calóricos que outros. Na realidade quanto mais álcool tiver a bebida, mas calórica ela será, mas é preciso fazer um contraponto, a cerveja é mais leve e acessível que muitas bebidas, isso as vezes faz com que seu consumo seja maior, e assim consequentemente, ingerida em maior quantidade que as demais.

O exemplo é o seguinte, em uma taça de vinho 200ml , temos 170 kcal. Em um copo de cerveja, daqueles servidos em bares, que são em média com 300 ml, contendo 150 kcal você irá consumir mais facilmente os 6 chopes, e não 6 copos de vinho. Então, o vinho mesmo sendo mais calórico, bebe-se menos. Por ser a bebida mais popular do mundo, a cerveja só perde para a água e o chá (não alcólicas) e no Brasil o consumo da bebida é de 62 litros da bebida por habitante a cada ano.

A cerveja é uma bebida que não possui proteínas, sendo produzida através da fermentação de cereais. Geralmente, a cerveja é composta por água, lúpulo e malte de cevada. A grande questão está no que geralmente acompanha a cerveja.Se ingerimos três ou quatro latinhas, termos umas 600 kcal.

Na verdade, o que engorda são as comidas que a gente escolhe para acompanhar a cerveja. E quase sempre optamos por coisas ricas em gordura como frituras, pastéis,queijos, linguiças e carnes. Uma boa dica é apostar em acompanhamentos menos calóricos. Como brusqueta, carpáccio e até queijos mais leves, como por exemplo o mussarela de búfula. Infelizmente o mercado nacional, as cervejas light ainda são muito restritas. Se está de dieta, evite consumir ao mesmo tempo alimentos muito salgados, pois eles só aumentarão sua sede e farão você beber mais do que havia planejado.

Vejamos as calorias de algumas das marcas de cerveja:
A Dos Equis é muito leve, a cerveja de origem mexicana possui “apenas” 68 kcal por copo de 200 ml, o que a torna uma das cervejas menos calóricas no mercado.

dosquis

 

A belga Stella Artois é mais antiga que o Brasil, é fabricada há mais de 600 anos, e em sua garrafa de 255ml contém 122kcal.

stella-tac3a7a1

Nascida em 1759 na Irlanda, a cerveja Guinness é conhecida por seu sabor forte e pouco adocicado. Uma lata padrão de 440 ml da cerveja contém 159 kcal.

guinness_glass_1

 

A americana Samuel Adams, é uma das poucas cervejas light que encontramos no mercado nacional, e possui 119 Kcal.

samuel

E a clássica Bud Light, líder de vendas no mercado americano contém, 110 Kcal.

ci_2252

Tudo também vai depender do seu metabolismo e dos seus hábitos de vida. O mais recomendado é procurar um acompanhamento nutricional para fazer uma dieta balanceada e iniciar uma atividade física regular. Dessa forma você vai conseguir perder peso e ter uma vida saudável, sem precisar abrir mão da sua cervejinha! Graças a Deus!

 


netoDiegoNóbrega - Taças de Cerveja (10)

*Rivaldo Neto (rivaldoneto@outlook.com) é designer e cervejeiro gourmet nas horas vagas

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »