É preciso ter cuidados com os dentes no verão

*Por Andrea Brito

Os dias com temperatura mais altas costumam impactar diretamente nos nossos hábitos alimentares e sociais . É comum termos mais vontade de consumir líquidos refrescantes, gelados e que tendem também a serem mais ácidos e prejudicais aos nossos dentes. Estudos mostram que o consumo excessivo do ácido cítrico (aquele que está presente no limão , laranja e abacaxi por exemplo) favorece a um fenômeno chamado de biocorrosão dental devido ao seu baixíssimo pH e, Alem disso enaltecem que quando associados a bebidas alcoólicas esse efeito é ainda pior .

O consumo de bebida alcoólica é outro fator que merece cautela pois impacta negativamente na nossa saúde em geral, mas quando falamos da cavidade bucal e dos nossos dentes em particular, podemos ter sérios problemas devido a modificação da nossa saliva que fica mais ácida e a boca mais seca, levando desde desgastes microscópicos até muito severos devido a quelação do cálcio que está presente em abundância no esmalte dos nossos dentes que funciona como um escudo protetor .

O primeiros sinal dessa corrosão do esmalte dental, é a hipersensibilidade (aquela dorzinha aguda quando se consome algo mais gelado), evoluindo para o desgaste visível dos dentes o que pode causar cáries, erosão e perdas muito severas que podem levar até a necessidade de tratamento do canal pulpar devido a morte do nervo dental.

A acidez de bebidas como a Vodka associada ao limão e açúcar , o gin associado aos energéticos , o vinho branco ou tinto e os licores cítricos são os mais preocupantes pois são muito ácidos e a grande maioria ainda traz o açúcar como complemento que é extremamente cariogênico. Os espumantes também podem prejudicar os dentes, devido às bolhas de dióxido de carbono.

*Dra Andrea Brito é dentista, especializada em odontologia estética e harmonização orofacial , professora e Phd em odontologia (Foto: Nicoli Mazzarolo)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon