Cuidados necessários nas edificações antes que cheguem as chuvas

Estamos entrando no período de chuvas no Nordeste. É tempo de verificar se já foram feitas, nos edifícios, as inspeções dos sistemas que mais sofrem com os efeitos da água e entender que alguns estão mais susceptíveis a estes problemas do que outros, a exemplo dos sistemas de coberta e o de vedações verticais externas. Lembrando que cada sistema pode ter mais de um subsistema (impermeabilização, revestimento externo, esquadrias), que pode falhar individualmente ou em conjunto.

De acordo com João Ribeiro, gestor da equipe de laudos da Tecomat Engenharia, o sistema de cobertas é um dos que podem apresentar problemas devido às chuvas em edificações onde há a falta de manutenção no revestimento final da coberta, que pode ser a manta asfáltica aluminizada, por exemplo. Falha na impermeabilização que pode levar às infiltrações. Ainda sobre as cobertas, deve-se lembrar da importância de se inspecionar as calhas e os grelhas dos ralos da edificação antes de começar o período de chuvas. Afinal, o acúmulo de sujeira nos mesmos dificulta o escoamento correto das águas para a rede, podendo promover empoçamento da água e, em casos mais severos, infiltrações.

Quando se fala em vedações verticais externas, muitos pensam primeiramente em paredes de periferia. As esquadrias (janelas), entretanto, também fazem parte do sistema de vedação. Por isso, deve-se utilizar silicone com o revestimento, que ajuda na estanqueidade das janelas contra a entrada da água no apartamento. Manchas, por exemplo, podem demonstrar a falta de manutenção deste produto trazendo consequências para os moradores. “É importante lembrar que a Inspeção não é e nunca será gasto de dinheiro, mas, sim, investimento, já que ajudará o morador, o síndico ou a construtora a entender como está a “saúde” da edificação durante toda a sua vida útil”, afirma João Ribeiro, engenheiro e gestor do setor de laudos.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon