Assine

7 livros para conhecer a Convenção de Beberibe e Junta de Goiana

7 livros para conhecer a Convenção de Beberibe e Junta de Goiana

Publicado em 05/10/2021 por Revista algomais às 4:00
O episódio da assinatura da Convenção de Beberibe e as ações da Junta de Goiana integram a Revolução de 1821, movimento que tornou Pernambuco independente de Portugal um ano antes do restante do País.

A formação da Junta de Goiana e a assinatura da Convenção de Beberibe são dois atos que remontam à Revolução de 1821. Com inspirações e personagens ainda da Revolução de 1817 e preparando o caminho para a Confederação do Equador de 1824, o movimento marcou a derrubada do último governador português em Pernambuco um ano antes da Independência do Brasil e marcou ainda as eleições que elevaram Gervásio Pires à governança do Estado.

Todos os livros já são antigos e nem sempre fáceis de serem encontrados. O caminho principal é pelos sebos. Neste ano há uma expectativa sobre a publicação de um livro sobre 1821 pelo doutor e historiador Josemir Camilo, que realizou recentemente uma vasta pesquisa sobre esse movimento.

Convenção de Beberibe, por Luiz Delgado
Esse é um livro básico para compreender esse movimento, que foi produzido a partir de uma palestra produzida pelo professor e historiador Luiz Delgado, em 1971, quando o movimento completou 150 anos. Ele tem pouco mais de 30 páginas e traz o texto integral da Convenção de Beberibe.

.
As Insurreições Liberais em Goiana, por Teobaldo Machado
Esse livro fala sobre os três movimentos (1817, 1821 e 1824) sob a ótica do protagonismo da cidade de Goiana. De fácil leitura, é muito recomendado para compreender as razões da cidade da Mata Norte ter liderado o enfrentamento contra Luiz do Rego.

.
A outra independência, de Evaldo Cabral de Mello
Também não é exclusivo de 1821, mas o clássico do historiador Evaldo Cabral de Mello apresenta o movimento que nasceu em Goiana dentro do contexto dos esforços da independência do Brasil. Ele critica a historiografia oficial que privilegiou na sua narrativa a atuação de Dom Pedro I como libertador do Brasil do domínio português. O livro analisa o processo de Independência a partir de Pernambuco. Este é o livro mais fácil de ser localizado dessa nossa lista, por ter edições mais recentes.

.
O patriotismo constitucional: Pernambuco 1820-1822

O livro de Denis Antônio de Mendonça Bernardes, da Editora Universitária da UFPE (2006), dedica algumas páginas ao movimento que derrotou Luiz do Rego, em 1821.

.
Movimento Revolucionário de Goyanna
Esse registro foi realizado por Felipe Mena Calado da Fonseca, um dos revolucionários presos em 1817 e um dos principais líderes do movimento de 1821. Esse é um livro de memórias, que ele escreveu já na sua terceira idade. Essa é uma publicação mais rara, que foi arquivada na Revista do Instituto Arqueológico e Geográfico de Pernambuco há mais de um século.

.
Memória Justificativa de Luiz do Rego
Essa é a publicação do ex-governador português, derrotado pelos revolucionários de 1821, na ocasião de sua defesa judicial na época de sua queda, no ano seguinte à Convenção de Beberibe, em 1822. Nesta publicação, inclusive, ele faz a sua versão do Massacre do Rodeadouro, episódio sangrento da sua trajetória em Pernambuco, que aconteceu no município de Bonito.

.
Biografia de Gervásio Pires, de Antônio Joaquim de Melo

Esse não é um livro diretamente do movimento, mas uma biografia do governador eleito a partir dele. Para compreender a eleição e o período posterior à Convenção de Beberibe, a dica é essa biografia do governador Gervásio Pires, que foi reeditada nos anos 70. Também um livro com alguma dificuldade de ser encontrado e que traz uma perspectiva do governante, que foi bastante incompreendido em sua época.

Com esses três livros, a historiografia reserva aos interessados nessa história, 200 anos depois, a perspectiva de um dos mentores do movimento (Mena Calado), do derrotado (Luiz do Rego) e do governador que ascende a partir do movimento (Gervásio Pires).

.

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »