Assine

Cinemateca Pernambucana promove Mostra Ciclo do Recife

Cinemateca Pernambucana promove Mostra Ciclo do Recife

Publicado em 29/03/2021 por Revista algomais às 4:20

Quem quiser conhecer mais sobre o Ciclo do Recife (1923-1931), pode acessar a mostra que a Cinemateca Pernambucana disponibiliza no seu portal on-line. São cinco filmes do ciclo, quatro documentários e uma ficção sobre um dos mais importantes períodos do cinema pernambucano. Tudo gratuito no www.cinematecapernambucana.com.br

“A ideia dessas mostras que estamos montando a partir do nosso acervo é de levar ao público um maior conhecimento sobre a história, riqueza e diversidade do cinema produzido em Pernambuco” explica Ana Farache, Coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco. Para ela, é gratificante poder oferecer filmes de qualidade e que contam os primórdios do cinema feito no estado, para as pessoas assistirem na segurança de casa, durante este período duro da pandemia pela Covid-19.

A programação da mostra conta com dois clássicos completos, Aitaré da Praia (1925) e A Filha do Advogado (1926), além de Retribuição (1924), Jurando Vingar (1925) e Revezes (1927), com versões incompletas, já que não existem mais a versão original toda recuperada.

A seleção disponibiliza ainda quatro documentários com depoimentos e histórias do Ciclo, além de uma ficção poética sobre o período.

O Ciclo do Recife – O ourives Edson Chagas, o gravador Gentil Roiz e o estudante de engenharia Luís de França Rosa (que adotaria o nome artístico de Ary Severo), fãs do cinema americano, se conhecem e fundam a Aurora Film, na rua de São João, 485, no bairro de São José. Nascia então, em 1923, o Ciclo do Recife que produziria treze longas. O Ciclo acaba em 1931 com a chegada do cinema falado, com os filmes americanos de som sincrônico, técnica ainda não dominada pelos realizadores pernambucanos na época.

Programação completa

Filmes do Ciclo do Recife

Retribuição

Categoria: Ficção

Direção: Gentil Roiz

Ano: 1924

Duração: 30 min

Sinopse: A história da mocinha que recebe do pai moribundo um mapa do tesouro e, auxiliada pelo galã, enfrenta os bandidos, também dispostos a colocar a mão na fortuna.

Jurando Vingar

Categoria: Ficção

Direção: Ary Severo

Ano: 1925

Duração: 49 min

Sinopse: O plantador de cana Júlio Serra se apaixona por Berta, uma moça que trabalha em um bar.

Aitaré da Praia

Categoria: Ficção

Direção: Gentil Roiz

Ano: 1925

Duração: 60 min

Sinopse: A história de amor, encontros e desencontros entre Aitaré, um jangadeiro, e Cora, uma moça da aldeia.

A Filha do Advogado

Categoria: Ficção

Direção: Jota Soares

Ano: 1926

Duração: 90 min

Sinopse: O advogado Dr. Paulo Aragão, antes de seguir viagem para a Europa, pede ao seu amigo Lúcio que traga para a capital Heloísa, sua filha biológica que mantinha em segredo. Após começar um discreto namoro com Lúcio, ela e sua mãe vão ter que enfrentar a ganância de Helvécio, também filho do Dr. Paulo Aragão, e Gerôncio, o empregado.

Revezes

Categoria: Ficção

Direção: Chagas Ribeiro

Ano: 1927

Duração: 48 min

Sinopse: Jacinto, dono de uma próspera fazenda, é um homem mau, soberbo e violento. Seu filho, também perverso, procura conquistar Célia, filha do vaqueiro Augusto, mas ela gosta de Carlos, filho do vaqueiro Anselmo.

Documentários sobre o Ciclo do Recife

História de Amor em 16 Quadros por Segundo

Categoria: Documentário

Direção: Fernando Spencer e Amin Stepple

Ano: 1998

Duração: 13 min

Sinopse: Documentário sobre o Ciclo do Recife (1923/1931), com depoimentos de Ary Severo, Jota Soares, Gentil Roiz e Pedro Neves.

Almeri & Ari Ciclo do Recife e da Vida

Categoria: Documentário

Direção: Fernando Spencer

Ano: 1979

Duração: 10 min

Sinopse: Documentário sobre os pioneiros Ary Severo (diretor, argumentista, ator e roteirista) e Almery Steves, sua esposa (atriz de quatro famosos filmes do Ciclo do Recife: Retribuição, Aitaré da Praia, Destino das Rosas e Dança, Amor E Ventura).

Ciclo do Recife

Categoria: Documentário

Direção: Massangana Produções

Ano: 2002

Duração: 12 min

Sinopse: Documentário sobre o Ciclo do Recife, ocorrido nos anos 20, com imagens de filmes da época e depoimentos de Alexandre Figuerôa.

Almery, A Estrela

Categoria: Documentário
Direção: Fernando Spencer
Ano: 2007
Duração: 8 min
Sinopse: Documentário sobre a primeira atriz pernambucana Almery Steves, que atuou em quatro dos famosos filmes do Ciclo do Recife.

Ficção sobre o Ciclo do Recife

Estrelas de Celuloide

Categoria: Ficção

Direção: Fernando Spencer

Ano: 1986

Duração: 14 min

Sinopse: Uma visão poética de um chá, reunindo cinco estrelas do Ciclo do Recife: Almery Steves, Marina Marrocos, Guiomar Teixeira, Rilda Fernandes e Mazil Jurema.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »