Assine

Comer com os olhos: uma leitura para ser degustada

Comer com os olhos: uma leitura para ser degustada

Publicado em 11/05/2021 por Revista algomais às 16:36

O antropólogo Raul Lody não poderia ter sido mais feliz na escolha do título do seu novo livro, feito a quatro mãos com o fotógrafo Jorge Sabino e que foi lançado pela Cepe Editora: Comer com os olhos. Recheado com textos de Lody e imagens de Jorge Sabino em suas 252 páginas, o livro é um convite aos prazeres da mesa. E conduz o leitor a um passeio pela culinária de quase 50 países da Europa, Américas do Norte e do Sul, Caribe, África, Ásia e Oriente Médio.

“Comer com os olhos é uma oportunidade de viver grandes roteiros visuais que mostram a diversidade dos sistemas alimentares do mundo”, declara Raul Lody, pesquisador da antropologia da alimentação desde o início dos anos  970. “O livro enfatiza o sentimento onívoro do homem, aquele que come de tudo, e possibilita ter contato com a biodiversidade e as técnicas culinárias que atestam as culturas dos povos”, diz ele. Além de valorizar as memórias pessoais e familiares, acrescenta.

A publicação traz 350 fotografias, selecionadas do acervo de mais de 150 mil imagens de Jorge Sabino, que registram comidas, objetos, pessoas e edificações no contexto da pesquisa de etnoalimentação. Impossível olhar e não sentir vontade de saborear uma fruta na barraca colorida de um mercado do Peru, de comer uma fatia de bolo-de-rolo pernambucano, um pirão vermelho do Benin, um pastel de nata português ou de sentar-se à mesa num restaurante no Golfo de Napoli, na Itália.

Para compor o livro, Raul Lody empreendeu diversas viagens e fez pesquisas que o permitiram ver, viver, sentir e, claro, experimentar pratos. “Comer com os olhos é um livro que também recupera os movimentos históricos, sociais e econômicos, que foram dinamizados a partir do século XV, com as Grandes Navegações de Portugal, o que  possibilitou o encontro do Ocidente com o Oriente”, ensina o antropólogo.

“Assim, pode-se dizer que pelo comércio de especiarias, e de outros ingredientes, viveu-se a primeira grande globalização, que interferiu na expansão do território, além das inúmeras receitas e novos hábitos alimentares. O Brasil, pela sua constituição histórica, social e ecológica, integra um dos maiores sistemas alimentares do mundo”, destaca.

O livro é prefaciado pelo jornalista e presidente da Cepe, Ricardo Leitão, que destaca a importância do trabalho do autor. “O interesse de Lody na antropologia da alimentação começou com estudos e pesquisas de campo sobre as tecnologias e os utilitários tradicionais das cozinhas. Sempre investiu nos estudos fora dos gabinetes, o que lhe rendeu os maiores ensinamentos e as maiores emoções”, escreve Ricardo Leitão no prefácio.

Não à toa, Raul Lody convida os leitores a degustar cada página e cada imagem do livro. Afinal, como ele mesmo explica, “comer com os olhos é uma expressão popular que enfatiza o valor e a comunicação pela imagem da comida. Na verdade, comemos com o corpo inteiro. Primeiro, comemos com um sentimento ideológico, que está unido à cultura. Comemos também o som, o cheiro e as experiências sensórias da temperatura e da textura, e de outros fatores que culminam no paladar. O leitor, certamente terá o desejo de comer o livro”.

Preço
do livro: R$ 120 (impresso) e R$ 48 (e-book)

Onde
comprar: Lojas físicas e site da Cepe (www.cepe.com.br/lojacepe/)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »