Assine

Conexões Literárias destaca a importância da literatura na educação

Conexões Literárias destaca a importância da literatura na educação

Publicado em 27/07/2021 por Revista algomais às 4:00
O web programa será apresentado nesta terça-feira, dia 27, nos canais da Cepe e Secult/PE

A literatura é uma das grandes aliadas no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Instrui, diverte e ajuda a despertar a curiosidade dos leitores do futuro. Para contribuir com o debate, hoje, dia 27, às 19h, o web programa mensal Conexões Literárias abordará o tema: Brincar e aprender: a literatura infantojuvenil hoje. Este encontro é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult/PE). Participarão do bate-papo o escritor e poeta Fred Bellintani, autor do título A domadora de palíndromos (Cepe, 2020) e a professora, ensaísta e especialista em teoria da leitura, Eliana Yunes.

Sobre o início de sua trajetória nas letras Bellintani diz que sempre gostou de escrever, mas sua história com a literatura infantil começou com o nascimento dos filhos. “Ao tê-los, lembrei-me de minha infância e do quanto eu gostava que me contassem histórias. Então, decidi contar histórias para eles, todas as noites, antes da hora de dormir. Um desafio e tanto, pois, no escuro, não tem como ler. As narrativas deveriam ser contadas de cor. Nessa hora, valia tudo: irmãos Grimm, Esopo, La Fontaine, Ziraldo, Cecília Meirelles, Clarice Lispector, mitologia grega, contos populares de Câmara Cascudo…e até as minhas criações! Que se tornaram frequentes e recorrentes”, conta.

A Domadora de Palíndromos foi um desses contos inventados, de improviso, para embalar o sono dos filhos. Assim, o escritor mergulhou de cabeça no gênero. Bellintani enfatiza que seu processo criativo com a Domadora, por exemplo, se deu uma vez que se dedicou a escrever a história básica. Foi quando passou a preocupar-se com a forma, a olhar para a obra de modo racional e a iniciar seu processo de formatação. “Aí percebi a possibilidade de inserir pequenos conceitos de gramática e, poeta que sou, nasceu também a busca pelas rimas”, brinca.

A professora Eliana Yunes enfatiza que a literatura é o recurso de linguagem que mostra que o mundo não é o que parece. “Há muito mais do que percebemos. E nos livros existe uma profundidade capaz de confortar nosso coração e iluminar nossa mente. Por isso, a literatura infantil é o caminho para abrir os olhos e ouvidos dos que estão começando na estrada que pode levar a uma vida pessoal e social mais justa e em paz”, diz.

O projeto é uma iniciativa da Cepe, que em 2020 criou o Conexões bem no início da pandemia. Desde o começo a ideia sempre foi estimular a discussão sobre assuntos relevantes para a sociedade e reforçar a importância da democratização do acesso a conteúdos de natureza cultural e educativa.

SERVIÇO

Durante o chat será possível adquirir o título A domadora de palíndromos, basta apontar a câmera do celular para o QR Code ou acessar o link da loja virtual: cepe.com.br/lojacepe.

Preço do livro: R$ 35,00

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »