Assine

Festival Estudantil de Teatro comemora 18 anos

Festival Estudantil de Teatro comemora 18 anos

Publicado em 22/03/2021 por Revista algomais às 6:34
Festival Estudantil de Teatro e Dança (Feted) apresenta de 25 de março a 04 de abril programação gratuita com apresentação de sete espetáculos, workshop e webinar

Organizado pelo produtor cultural Pedro Portugal, o Festival Estudantil de Teatro e Dança (Feted) completa sua maioridade em um formato diferente. Devido à pandemia do coronavírus, o produtor teve a difícil missão de selecionar alguns dos espetáculos que já se apresentaram no palco do Feted para uma edição online e comemorativa. Também teremos a participação especial dos espetáculos Vazio (SP) e Migraaaantes (MT) para compor a grade.

Serão reapresentados sete peças, em dois finais de semana (25 a 28 de março e 02 a 04 de abril), no canal do YouTube. Após as apresentações também haverá um bate-papo com os realizadores de cada espetáculo no Instagram @feted.pe. Além das peças, o Feted também traz duas atividades formativas: um Workshop sobre Iluminação Cênica e um Webinar sobre a história dos festivais estudantis no Brasil. As inscrições estão abertas e possuem vagas limitadas.

Criado em 2003, o Festival Estudantil de Teatro e Dança nasceu com a missão de dar oportunidade para novos talentos e também criar novos públicos. De lá pra cá muita gente já passou pelo festival e, muitos deles, conseguiram se firmar na cena e possuem trajetórias profissionais elogiadas, como o Grupo Magiluth, Trupe Ensaia Aqui e Acolá, Grupo Teatral Ariano Suassuna e a Trupe Mulungu Teatro de Bonecos e Atores.

“Dia desses eu fui na peixaria e as duas jovens que lá estavam perguntaram se eu era Pedro Portugal, após confirmar, elas fizeram uma festa. Contaram que tinham participado do Feted e que a partir de lá haviam começado de fato suas carreiras e que, tinham criado uma escolinha de teatro para crianças. Você imagina a felicidade que eu senti? É uma alegria saber que mesmo após tanto tempo, o Feted segue cumprindo seu propósito.”, comemora Pedro Portugal.

O Festival Estudantil de Teatro e Dança conta com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Fundarpe, Secult, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

Homenageadas

Como forma de agradecimento a suas contribuições à cena artística pernambucana, a 18ª edição do Feted homenageia a bailarina e diretora do Balé Popular do Recife, Ângela Fischer, e a atriz, diretora e fundadora do grupo O Poste Soluções Luminosas, Naná Sodré.

Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, o Balé Popular do Recife foi fundado em maio de 1977, foi um dos primeiros grupos de dança profissional de Pernambuco e é o mais antigo em constante atuação. O grupo O Poste, criado em 2004, realiza desde então o importante trabalho de investigação teatral com o foco na pesquisa em matriz africana e na visibilidade do negro na arte e na vida.

As duas deram o pontapé inicial das comemorações do Feted participando, no início do mês, do quadro #PapoDeTeatro, mediado pelo produtor cultural Daniel Gomes. As lives podem ser assistidas no @feted.pe.

Webinar & Workshop

O jornalista, ator e teatrólogo Leidson Ferraz apresenta, nos dias 27 e 28 de março, das 14h30 às 17h30, o webinar Estudantes no Teatro: conexões históricas da cena nacional à pernambucana, sobre a formação dos primeiros grupos de teatro no país, com visibilidade nacional, compostos por estudantes, a exemplo do Teatro do Estudante do Brasil (TEB), idealizado pelo diplomata Paschoal Carlos Magno. Ao final do encontro os inscritos receberão um certificado de participação.

O workshop Revelando a Luz Cênica será ministrado pelo diretor e iluminador Eron Villar, no dia 04 de abril, das 14h às 17h, e abordará conceitos básicos da iluminação cênica teatral como luz, textura, movimento, expressão e cor, aplicados à prática teatral. Também serão apresentados os equipamentos mais usuais nos teatros e espaços cênicos.

Os eventos serão transmitidos Ao Vivo, através do Google Meet. As inscrições podem ser feitas, de maneira gratuita, até a véspera do início da atividade pelo link na Bio do instagram @feted.pe.

SERVIÇO

Feted “Live Retrospectiva”

25 de março a 04 de abril

Espetáculos serão exibidos em: https://bit.ly/3qXMu0e

Webinar e Workshop com inscrições em: https://linktr.ee/Feted

 

 Programação

 

25 a 28 de março

 

Auto da Compadecida – Grupo Cênicas Cia. de Repertório

Quando: 25/03 (Quinta-feira)

Horário: 20h

 

Ubu, o Rei do Gado – Escola Municipal de Arte João Pernambuco

Quando: 26/03 (Sexta-Feira)

Horário: 20h

 

Webinar: “Estudantes no Teatro: conexões históricas da cena nacional à pernambucana”

Quando: 27 e 28/03 (Sábado e Domingo)

Horário: 14h30 às 17h30

 

Memórias de Emília (Infantil) -Grupo Ená Iomerê, do Colégio Diocesano de Caruaru

Quando: 27/03

Horário: 16h

Vazio – Companhia Retalhos da Memória, de Sorocaba (SP)

Quando: 28/03 (Domingo)

Horário: 20h

 

02 a 04 de abril

 

Retrato de Família – Grupo Cênicas Cia. de Repertório

Quando: 02/04 (Sexta-Feira)

Horário: 20h

 

Oficina “Revelando a Luz Cênica”

Quando: 03/04 (Sábado)

Horário: 14h às 17h

 

Ganga Meu Ganga, O Rei

Quando: 03/04 (Sábado)

Horário: 20h

 

Migraaaantes ou Tem Gente Demais nessa merda de barco – Fulcro Abstração Grupo de Teatro (IFMT – Campus Alta Floresta)

Quando: 04/04 (Domingo)

Horário: 20h

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »