Assine

Festival Internacional de Mágica traz a alegria da magia para 2021

Festival Internacional de Mágica traz a alegria da magia para 2021

Publicado em 04/03/2021 por Revista algomais às 4:30
Terceira edição do Festival Internacional de Mágica contará com 15 performances gratuitas e oito conferências: tudo online via YouTube do evento

O ano de 2021 chegou dando as cartas: não é hora de ganhar a rua – ainda. Permanece o tempo de cuidar da saúde, priorizando a permanência em casa. Mas nem de longe isso significa que o lazer e a diversão proporcionados pela arte, além da troca de experiências, devem ser deixados de lado. A mensagem é reforçada com o anúncio da terceira edição do Festival Internacional de Mágica – FIM. De 5 a 14 de março, o evento promete muitas performances gratuitas com atrações nacionais e internacionais, além de oito conferências e uma mesa-redonda para os profissionais da área, tudo online.

Idealizado e realizado pelo mágico pernambucano Rapha Santacruz, nesta edição em parceria com a produtora e pesquisadora Christianne Galdino e a também produtora cultural Carla Navarro, o FIM conta com o apoio da Lei Aldir Blanc (LAB) e da Secretaria de Cultura e da Fundarpe.

Sem perder a essência das duas versões anteriores e mantendo o compromisso de realizar uma edição unindo festival e congresso, mesmo no formato digital, o FIM segue buscando fortalecer o cenário nacional da mágica. Serão três dias, totalizando 15 apresentações diferentes à disposição do público, exibidas via YouTube do evento e mais três dias de conferências para os profissionais da magia em todo o mundo (dois fins de semana, de sexta a domingo).

“Realizar o FIM é sempre um desafio e este ano, mais ainda, pela pandemia, que exigiu dos artistas e dos produtores culturais muita criatividade, reinvenção, mesmo. Conseguir realizar o FIM é um motivo de muito orgulho. Contamos com o apoio da LAB e vamos promover bons momentos de entretenimento e discussões online. Vai ser muito especial”, declara Rapha Santacruz, que também vai atuar como mestre de cerimônia.

Participam do festival artistas circenses, atores e ilusionistas com trajetórias variadas, a exemplo do madrilenho Miguel Muñoz, atual campeão do mundo em mágica de palco e que atuou no filme “Dumbo”, do cineasta Tim Burton. Outro destaque é a magicista peruana Maga Gisell, referência e inspiração mundial no segmento.

As mulheres, aliás, ganham protagonismo na mostra bienal. Além de contar com Christianne Galdino dividindo a curadoria com Rapha Santacruz, o evento terá mais seis (6) profissionais mulheres.

“O FIM quer inspirar mais mulheres a desbravar o universo ainda tão masculino e machista da mágica. Há excelentes profissionais no mercado internacional e nacional fazendo arte circense e ilusionismo com muita competência. Vai ser possível conferir isso na nossa programação”, diz Christianne.

Além de Maga Gisell, considerada uma artista muito original, que cresce no palco como poucas, e foi agraciada com o Prêmio Nacional da Espanha, o FIM já tem confirmada a presença da atriz circense e também magicista Dani Rocha-Rosa.

Atuando ainda como diretora e preparadora de elenco, Dani se dedica a construir uma linguagem e estética autoral, mesclando técnicas de mágica, faquirismo e comicidade nas apresentações. Ela fará uma apresentação aberta ao público, com a participação mais que especial do seu companheiro Marcelo Lujan.

Outra função cumprida pelo festival é a de revelar novos talentos. Quem pensa que a magia, a arte circense e o ilusionismo são só para adultos vai se surpreender com o talento das irmãs Violeta e Helena Nunes, 13 e 11 anos, respectivamente. As duas artistas mirins trazem para o FIM as palhaças Viola e Gerimum, que estrelam o espetáculo “Nós Sem Nossa Mãe”. Em cena, elas misturam teatro, palhaçaria e magia.

CONGRESSO

O segundo fim de semana do FIM será exclusivo para a classe artística. Serão oito conferências e uma mesa-redonda nos três dias, por meio da plataforma Zoom. Assim como nas edições anteriores, a proposta é capacitar os profissionais brasileiros, permitindo a troca de experiências e o aprendizado, com os convidados internacionais e brasileiros, a exemplo de Ricardo Harada. Artista premiado, Harada é um pesquisador respeitado no Brasil, sendo ainda o único doutor em magia no País. Ele fará a conferência de abertura, na sexta, 12 de março, às 17h.

Para inscrever-se para o evento, basta acessar o link direto na bio do perfil do FIM no Instagram: @fimfestival. Até o próximo dia 28, é possível garantir o acesso a todas as conferências e à mesa-redonda pelo valor de R$ 200.

SERVIÇO:

Festival Internacional de Mágica – FIM 2021 – De 5 a 14/3 no Youtube Fim Festival. Estreias: dia 5, às 19h; dias 6 e 7, às 17h. Conferências: dia 12, às 17h; dias 13 e 14, a partir das 19h. Mais informações e inscrições no Instagram @fimfestival

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »