Assine

Lorena Calábria fala sobre o Manguebeat no Sonora Coletiva

Lorena Calábria fala sobre o Manguebeat no Sonora Coletiva

Publicado em 27/04/2021 por Revista algomais às 5:00

A mistura de rock, hip hop, funk e ritmos pernambucanos, como maracatu, ciranda e Coco, que ficou conhecida como Manguebeat / Manguebit começou há 27 anos e alcançou projeção internacional. As histórias dessa “diversão levada a sério”, como costumava dizer Chico Science, desde as primeiras festas em Recife no inferninho Adília’s Place até o trágico acidente do líder da banda, foram contadas de forma precisa e deliciosa pela jornalista Lorena Calábria em livro homônimo, que faz parte da coleção “O Disco do Livro”, da editora Cobogó. Para falar da obra, que foi construída a partir de muitas conversas e entrevistas com os músicos e parceiros de bandas, familiares e pessoas que fizeram parte da trajetória do álbum, a jornalista é a convidada especial do próximo Sonora Coletiva, da Fundaj.

O bate-papo com Lorena Calábria, que terá a participação de H. D. Mabuse, um dos artífices daquela cena, acontecerá na quinta-feira (dia 29), às 19h, e será transmitido pelo Canal multiHlab, no YouTube. Participarão da conversa os pesquisadores Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto, que vêm desenvolvendo atividades no âmbito do Núcleo de Imagem, Memória e História Oral, do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra).

.


.

Festival Feminino estreia terceira edição nesta quarta 

Com uma programação poderosa, o Festival Feminino chega em sua terceira edição em um formato completamente virtual e gratuito, que traz shows, debates, performances e cinema, na próxima quarta-feira (28), quinta (29) e sexta-feira (30) e também no domingo (09/05), Dia das Mães. O evento discute e celebra a força e a importância do feminino na sociedade e traz nomes como Luedji Luna, Anelis Assumpção, Mariana Aydar, As Baías, Tiê, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Clarianas e Josyara. Transmitido pelo canal do YouTube do Feminino, o festival recebe ainda as performances da atriz e cantora Naruna Costa, da atriz Mel Lisboa e da slammer Kimani.

.


.

Espetáculo “Quanto mais eu vou, eu fico” retorna ao público com nova apresentação

O espetáculo “Quanto mais eu vou, eu fico”, da Bubuia Cia, retorna ao público em live especial no dia 29 de abril, às 20h, no canal do grupo no Youtube. Pela primeira vez em formato de live, a peça traz texto original que mistura estórias reais e fictícias, que convidam o público a viajar na jornada do povo nordestino que migra para o Sudeste do Brasil em busca de uma vida melhor. A montagem reúne a nova cena autoral de teatro e da música pernambucana, com atuações das atrizes e bailarinas Endi Vasconcelos e Maria Laura Catão, direção musical de Juliano Holanda e dramaturgia do poeta Gleison Nascimento. Já a trilha do espetáculo é composta por canções de Martins e Zé Barreto, além da música-tema “Cinemascópio”, do disco “Quanto mais eu vou, eu fico” de Marcello Rangel, que dá nome à peça.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »