Assine

Mercado Eufrásio Barbosa reabre galeria com a exposição Ascensão

Mercado Eufrásio Barbosa reabre galeria com a exposição Ascensão

Publicado em 21/07/2021 por Revista algomais às 4:00
Mostra individual da artista Lia Leticia está aberta ao público a partir de hoje (21)

Ascensão inaugura hoje (21), no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, propondo um debate sobre as construções sociais e elementos que constituem a formação do povo brasileiro. A exposição, que ocupa a galeria 1 do Centro Cultural conta com obras da artista Lia Letícia, e foi fruto do edital de chamamento público divulgado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Além da possibilidade de expor no espaço, a artista recebe o incentivo de R$8 mil pela seleção.

Ao todo, três obras compõem a amostra: Ascenção, uma série de 05 fotografias; Essa terra tem dono, uma escultura de cerâmica e alumínio; e a vídeoperformance Queda. Elas fazem parte de uma pesquisa e atuação artística que pensa sobre as questões de raça, classe e colonialidade. Onde a artista propõe fricções entre construções sociais e questões raciais. Elencando, por um lado, visualidades que agem dentro de um protocolo social demarcador de classe e, por outro lado, o confronto através de uma ruptura simbólica material. Ascensão age como uma fábula que expõe rotas possíveis de um futuro que tem sido rompido.

Lia Letícia – Natural de Viamão, no Rio Grande do Sul, foi em Olinda, quando se mudou há mais de 25 anos, que Lia começou a explorar pintura em diversos suportes, incluindo o audiovisual e passou a investigar as relações entre ele e a performance. Além de escrever e dirigir seus próprios filmes, trabalha como diretora de arte. Seus trabalhos transitam entre festivais de cinema e exposições de arte, multiplica esta experiência através de ações como o Cinecão ou como artista educadora em projetos de experimentação audiovisual, como a Escola Engenho. Também colabora como diretora e montadora em trabalhos de artistas visuais, coordena coletivamente projetos da Galeria Maumau e faz parte do CARNI- Coletivo de Arte Negra e Indígena. Atualmente finaliza uma videoarte, co-roteiriza e co-dirige a segunda temporada da série Brasil Visual e prepara exposição solo no Rio de Janeiro/RJ.

Serviço:
Exposição: Ascenção, de Lia Letícia
Galeria 1 Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa
Abertura: 21 de julho, às 19h
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entre 21 de julho a 21 de outubro

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »