Assine

Museu do Trem do Recife apresenta Exposição Desenhos de Bordo

Museu do Trem do Recife apresenta Exposição Desenhos de Bordo

Publicado em 11/01/2022 por Revista algomais às 4:20
Equipamento cultural festeja seu cinquentenário com extensa programação, iniciando com os desenhos que retratam o cotidiano do Metrô do Recife, da jovem desenhista Pollyanna Queiroz. Foto: Danilo Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

A exposição Desenhos de Bordo – Metrorec Sketches, da desenhista pernambucana Pollyanna Queiroz está aberta no Museu do Trem do Recife, sediado na Estação Central Capiba. Comemorando seu cinquentenário, o museu recebe a mostra composta por dezenas de desenhos feitos em sketchbooks pela artista, utilizando canetas e marcadores coloridos. Pollyanna Queiroz apresenta um registro imagético de suas viagens cotidianas nesses cadernos, como diários de bordo. A exposição é totalmente independente, e conta com o designer e ilustrador Bruno Maia Giordano na curadoria e o design da exposição.

“A exposição é fruto de um convite gentilmente feito pela equipe do Museu do Trem, que com muita honra aceito. É um projeto que nasceu na pandemia, com o nome de #MetrorecSubwaySketches, e tinha seu habitat natural o Instagram @oxepolly, servindo ao mesmo tempo de divulgação, interação com as pessoas e galeria virtual. Era meu passatempo da viagem.”, revela a artista.

Segundo ela, os primeiros desenhos dela neste estilo foram feitos em 2016, porém só em 2020 ela começou a desenhar de forma sistemática no Metrô do Recife. “Eu precisava de um tema para o Inktober (desafio de desenho difundido na internet todo mês de outubro), e o metrô era perfeito. Eu estava apenas indo de casa para o trabalho, e uma viagem pela linha centro dura quase 45 minutos, então observava os ambulantes, os passageiros, os pedintes, os pregadores, os artistas, os funcionários do metrô. São pessoas que vemos todos os dias, que deixam de ser pessoas comuns, passam a ser figuras públicas, passam a ser personagens dessa narrativa.” comenta.

Na realidade, a exposição é o debut de Pollyanna em um museu. “Já expus numa coletiva no Centro de Artes e Comunicações – CAC (Retorno às Origens), e com a individual Lua Mocinha em espaços como a Padaria Brotfabrik, e Nordeste o que me deste no Bar Mamulengo. Mas expor num museu é de uma responsabilidade e de um grande peso no currículo artístico.”

MONTAGEM – A exposição ocupa a sala dedicada à exposições temporárias no Museu do Trem. Além dos desenhos de pequenas dimensões em sketchbooks, reproduções inéditas em acrílica sobre papel foram feitas pela artista especialmente para a ocasião.
A artista também fez uma instalação artística que dialoga com o formato da sala, desenhando uma composição de metrô numa das paredes e transformando a sala numa estação, com direito a faixa amarela e quadro de avisos e textos.

“Quero compartilhar esse meu olhar lúdico e crítico sobre a vida com as pessoas. Sobre cada momento, até o mais cotidiano deles: uma viagem de Metrô. É a arte que permite olhar e traduzir em conceito. Mas ainda é sobre vida, sobre minutos de vidas num espaço chamado metrô. Dedico essa exposição a cada pessoa que desenhei, a todos que usam e trabalham no Metrô, a todos que acreditaram na arte.”

SERVIÇO:
Exposição Desenhos de Bordo – METROREC Sketches
Quando / Onde: Abertura 08 de janeiro às 10h, no Museu do Trem do Recife.

Endereço: Rua Floriano Peixoto, S/N, Recife

A exposição fica em cartaz de 08 de janeiro até 05 de Fevereiro de 2022.
Visitação: De terça à sexta, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 10h às 14h.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »