Assine

No mesmo nicho

No mesmo nicho

Publicado em 22/03/2021 por Revista algomais às 6:11

Paulo Caldas *

Em “Elise, a amante”, o escritor Ronaldo Carneiro Leão guarda, com desvelo, história e ficção no mesmo nicho. Nessa feliz simbiose, presenciada pelos olhos de Elise, amante nascida das conveniências de Napoleão Bonaparte, o leitor vivencia costumes setecentistas, constituídos por desigualdades sociais, raciais, financeiras, em doses de amplo espectro, numa época em que, tanto quanto nos dias atuais, o sol não nascera para todos.

O cenário é Paris, a cidade luz, que, além dos notáveis, iluminava a opulência, arrogância, egoísmos, intrigas e preconceitos do cotidiano, entre o pão dormido e os requintados brioches.

A trama é concebida nas adjacências de 1769, quando aos 20 anos Bonaparte rejeita a castidade com uma prostituta parisiense. Ao lado da suposta narrativa de Elise, o autor enumera fatos históricos, ou não, com sutil feição didática.

Projeto visual e formatação gráfica made in the Columbia – USA, SC, August 2020. Os exemplares podem ser adquiridos com o autor pelo fone: 99968.2258.

*Paulo Caldas é Escritor

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »