Assine

O universo dos sonhos é tema de curso com a artista e terapeuta Drica Ayub

O universo dos sonhos é tema de curso com a artista e terapeuta Drica Ayub

Publicado em 31/05/2021 por Revista algomais às 18:23
As inscrições para o curso “Ciranda do Sonhar” estão abertas no Sympla e os encontros acontecerão nas terças-feiras de junho, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom

Os sonhos têm alcançado uma maior visibilidade na pandemia. Há relatos de pessoas que estão sonhando mais intensamente nos últimos tempos, seja pelo fato de estarem mais tempo em casa, e, portanto, dedicando mais tempo ao descanso, ou até mesmo por estarem observando de forma diferente as narrativas noturnas, como uma ferramenta de autoconhecimento. De todo modo, esse tema tem sido amplamente pesquisado por terapeutas, artistas, cientistas e público em geral. De fato, os sonhos despertam curiosidade em nós por falarem do mistério, do não saber.

Como um convite para desbravar esse universo onírico, o curso “Ciranda de Sonhar” se propõe a abrir caminhos de muitas descobertas dentro de si através da potência do Sonhar. A vivência acontecerá nas terças-feiras do mês de junho, das 19h às 21h, pela plataforma online Zoom, a começar pelo dia 08 e seguindo até o dia 29. Haverá uma aula bônus com leitura de sonhos no dia 05 de julho, para quem se inscrever até o dia 1° de junho. Com momentos teóricos e experimentais, incluindo relatos e análises de sonhos, a terapeuta e artista Drica Ayub, idealizadora e facilitadora do curso, conduzirá o grupo de sonhadoras e sonhadores ao caminho do autoconhecimento e diálogo com a própria sabedoria.

“Depois de muitos anos anotando, recebendo e sentindo recados preciosos do mundo do sonhar, eu me dedico, há 2 anos, a pesquisar e estudar o tema de forma teórica, empírica e experimental. Fiz cursos importantes, inclusive com Sidarta Ribeiro, José Balestrini, Kaká Werá e Nelson Job, passando por outros dentro do universo da Psicologia Analítica e Xamanismo. Com o intuito de aprofundar a minha pesquisa e também ofertar conhecimentos e sabedorias, eu alio outras ferramentas nesta vivência, principalmente as que são ligadas ao corpo em movimento e suas sensações, meditação e práticas expressivas, em um trabalho de mergulho profundo no mundo do sonhar”, explica Drica Ayub.

Para Carl G. Jung, os sonhos são pontes diretas para o nosso inconsciente, onde, através de metáforas, podemos ter acesso a sua linguagem. Com isso, podemos abrir portas importantes e essenciais no nosso processo de individuação. Além de nos preparar para o dia seguinte, ainda segundo Jung, o sonho é um importante e essencial elemento para a aprendizagem, como cita Sidarta Ribeiro. Ele comenta que “o sonho, se não é real, pode influenciar o curso da realidade”. Quem nunca acordou transtornado por conta de um sonho e todo o dia seguinte teve forte influência do mesmo? Ou um sonho que fez com que você tomasse uma grande decisão na sua vida. Para muitas tradições ancestrais, o sonho é tido como oráculo, como guia na materialidade cotidiana, como fonte de saberes ou, pelo menos, como elemento essencial de contato consigo mesmo. É por meio dos sonhos que muitos xamãs recebem conhecimentos da Natureza e do mundo invisível.

Os sonhos, sem dúvida, influenciaram de modo decisivo a cultura de povos e também a própria evolução da humanidade. Ele pode ser considerado o embrião do xamanismo, tataravô da religião, medicina e filosofia. Stanley Krippner nos abre para a percepção de que todo sonhador tem uma pitada de xamã, porque entra em contato com o misterioso e, para Jung, com o numinoso.

Sobre Drica Ayub – Drica Ayub é mãe de Ian, pesquisadora da vida, artista das artes do corpo, especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna, terapeuta corporal, palhaça, quase arteterapeuta, aromaterapeuta, estudiosa da agroecologia e música e bióloga de formação. Há mais de 10 anos se dedica às práticas de presença, amalgamando processos de vida-arte, incluindo a maternagem. Está em processo formativo como facilitador do Movimento Autêntico e também como Terapeuta pela experiência somática. Atualmente, sua pesquisa se direciona ao mundo do sonhar, em suas diversas tradições e reverberações, e também às memórias/marcas que nos constroem, sobretudo os corpos femininos.

SERVIÇO – CURSO “CIRANDA DO SONHAR” COM DRICA AYUB
Idealização e facilitação: Drica Ayub, terapeuta e artista
Datas: (08/06) Sonhos e Autoconhecimento
(15/06) Sonhos e o Ancestralidade
(22/06) Sonhos e o Mistério
(29/06) Sonhos e Criação
(05/07) Aula bônus com leituras de sonhos para quem se inscrever até dia 1° de junho
Horário: 19h às 21h
Inscrições: Sympla (link na bio do perfil @drica.ayub)
https://www.sympla.com.br/ciranda-de-sonhar—experimentacoes-corpo-oniricas__1224874
Investimento: R$ 220,00, 250,00 e 280,00 (possível, justo e ideal)
Vagas: 30 vagas com cinco bolsas integrais para pessoas pretas, trans e periféricas. Mães solo têm desconto especial (entrar em contato).
Instagram: @ciranda.de.sonhar e @drica.ayub
Público: todas as pessoas interessadas com idade acima de 18 anos

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »