Assine

7 imagens de lugares da Revolução de 1821 Antigamente

7 imagens de lugares da Revolução de 1821 Antigamente

Publicado em 05/10/2021 por Revista algomais às 4:00

No próximo dia 29 será celebrado o bicentenário do estopim da Junta de Goiana. Esse movimento conduziu a Revolução de 1821 que culminou na Convenção de Beberibe, que expulsou o último governador português em Pernambuco e determinou a realização de eleições, que elegeram naquele ano Gervásio Pires.

As fotos e ilustrações abaixo não são daquela época, mas apontam os lugares da revolução de décadas ou até de mais de um século atrás.

Ponte da Boa Vista. Não a atual, mas na antiga ponte o governador português Luiz do Rego sofreu um atentado. O goianense João de Souto Maior atirou contra o militar, mas não de forma fatal. João Souto Maior fica conhecido como “Leão de Tejucupapo”. Esse episódio aconteceu em julho de 1821.

.

Casa de Câmara e Cadeia, atual Paço Municipal Heroínas de Tejucupapo. A imagem é do Álbum Ilustrado de Goiana. Os revolucionários de 1821 saíram do Engenho Tamataúpe de Flores, na época território de Nazaré da Mata, mas hoje em Buenos Aires, até a Casa De Câmara e Cadeia de Goiana, onde formaram a Junta Governativa Provisória de Goiana.

.

A foto abaixo é do Paço Municipal de Goiana, antiga Casa de Câmara e Cadeia. Princípio do século XX. (Fonte: Domínio Público). As duas imagens estão contidas no Projeto Executivo de Requalificação do Paço Municipal de Goiana, do Governo do Estado em 2014.

.

Igreja Nossa Senhora da Soledade ou Convento da Soledade, uma casa de recolhimento da época. A historiografia registra que no Sítio da Soledade, não na igreja, a tropa se reuniu.

A logomarca apresentada pelo IHAGGO neste ano, desenvolvida pelo designer Raul Kawamura, traz o detalhe arquitetônico da Igreja da Soledade.

.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo (Goiana, PE), 1858, imagem de Auguste Stahl. No centro de Goiana estão localizados o conjunto carmelita formado pelo Convento de Santo Alberto, a Igreja da Ordem terceira do Carmo e o Cruzeiro. De acordo com o historiador Josemir Camilo, o Convento do Carmo de Goiana serviu de prisão para os absolutistas que não queriam aderir ao movimento liberal de 1821.

.

Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Igarassu. Igarassu, na época escrito como Igaraçu, foi um dos locais onde as tropas avançam em direção ao Recife. Houve um confronto com os portugueses, mas muitos desertaram permitindo o avanço dos revolucionários.

.

Cenário do Beberibe no século 19. Gravura de F. H. Carls em 1878. A região foi ocupada pelos revolucionários e foi o local onde foi assinada a Convenção de Beberibe, em 5 de outubro de 1821.

.

Catedral da Sé, em Olinda, foi o local onde aconteceu a eleição para governador de Pernambuco em 1821, que escolheu Gervásio Pires.

.

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)

**Publicado originalmente em 27 de agosto de 2021

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »