Assine

Pés na estrada, mochila nas costas

Pés na estrada, mochila nas costas

Publicado em 21/12/2021 por Revista algomais às 17:31

*Por Paulo Caldas

Diferente dos viajantes cativos às normas e roteiros, livre das retóricas repetitivas dos guias turísticos de plantão, Jayme Fonseca Júnior põe os pés na estrada e a mochila nas costas para expressar uma leitura leve, fácil, ao longo das 130 páginas deste “Meu confortável peso nas costas”.

O autor surpreende com um aparato de técnicas literárias, quem sabe concedias à espontaneidade do acaso, uma vez que deixa transparecer intimidade com o ato de escrever concebendo, inclusive, metáforas bem-humoradas e uma alegoria criada com o misterioso cão preto argentino.

Na proposta de narrar as circunstâncias das viagens, foge ao convencional de publicações voltadas para o tema. Enxerido, Jayme leva o leitor ao íntimo dos lugares, busca usos, costumes, preferências: Em Buenos Aires, se alojam no mesmo albergue, caminham pelas calles, obeliscos, praças, entornam copos de vinho na curtição das noites portenhas. Na Europa vivenciam o embaraço dos doces em Montmartre, a sorte num trem errado na Catalunha ou num acarajé apressado em Salvador.

Há pecadilhos estéticos na composição visual, o que, no entanto, não rejeitam o passaporte do leitor. O conteúdo traz ainda digressões às memórias familiares e situações divertidas acompanhadas de detalhes certificadores que convidam à próxima aventura.

O trabalho de edição é da Autografia Comunicação Limitada. Rio de janeiro. Os exemplares são vendidos nas Livrarias NACC, Praça de Casa Forte e Idea Fixa, entre outras.

*Paulo Caldas é escritor

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »