Assine

Semear é preciso

Semear é preciso

Publicado em 10/01/2022 por Revista algomais às 4:22

*Paulo Caldas

O livro “Textos para semear letras & artes”, foi, por certo, um dos lançamentos mais interessantes de 2021, em Pernambuco. Conduzido com o zelo das professoras Conceição Rodrigues e Flávia Suassuna, editado pelas mãos hábeis de Salete do Rego Barros, vai além do propósito de oferecer acesso às artes escritas aos alunos de escolas públicas e de criar o hábito de ler, conforme afirma nas “orelhas” a escritora Ivanilde Gusmão.

A rigor, o destaque reside no ponto de vista estético, com uma reprodução da imagem do admirável “O semeador”, de Vicent Van Gogh (de 1888), quanto no conteúdo, primoroso resumo que exibe, no palco da literatura nacional, características e perfis que nos remetem aos quinhentistas, barrocos, e transpassam, em prosa e verso, o romantismo, o parnasianismo, as fases do modernismo, e alcançam as tendências contemporâneas.

Em cada cena da peça, as autoras, no manejo dos holofotes, iluminam os geniais autores do elenco nacional, dentre eles as presenças pernambucanas de Manuel Bandeira, Janice Japiassu, João Cabral de Melo Neto, Solano Trindade, um enfoque especial para o consagrado Raimundo Carrero e os adotados Ariano Suassuna e Clarice Lispector.
“Textos para semear letras & artes” tem o selo da Novoestilo Edições do Autor, impressão gráfica da Luci Artes Gráfica LTDA, pode ser adquirido na Cultura Nordestina, Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela, fones 3097.3927 e 98113.7126.

*Paulo Caldas é Escritor

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »