Assine

Tchaikovski é o homenageado em concerto virtual da Orquestra Criança Cidadã

Tchaikovski é o homenageado em concerto virtual da Orquestra Criança Cidadã

Publicado em 07/06/2021 por Revista algomais às 4:24
Em 2020, foi celebrado o 180º aniversário do compositor russo, mas o tributo precisou ser adiado devido à pandemia do novo coronavírus

Após a estreia da Temporada 2021 de concertos no canal do YouTube, a Orquestra Criança Cidadã programou mais duas homenagens para as próximas apresentações virtuais. A primeira delas, às 20h da quarta-feira (09), resgata uma das peças tecnicamente mais desafiadoras de Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893).

Quase dois séculos depois do nascimento do compositor russo, suas obras são um legado mais do que vivo entre os músicos do universo sinfônico, camerístico e operístico. Uma delas, escolhida para o tributo musical da OCC, foi “Souvenir de Florence, op. 70”, em quatro movimentos: Allegro con spirito, Adagio cantabile e con moto, Allegretto moderato e Allegro vivace.

A gravação da performance – que continuará disponível no YouTube, após a estreia – ocorreu na Caixa Cultural Recife e teve a participação de 15 músicos, incluindo o professor de violino avançado, Gilson Filho, responsável pela preparação do grupo para o concerto.

Sobre os ensaios, professor Gilson conta que a maior lição foi o desenvolvimento da empatia musical entre os instrumentistas, de quem, inclusive, partiu a definição da peça para a ocasião. “Pedi para os alunos escolherem uma obra a ser tocada, e eles escolheram, por coincidência, ‘Souvenir de Florence’, que é minha peça favorita de música de câmara”, conta o docente.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

SERVIÇO

[MÚSICA] Música de Câmara com a Orquestra Criança Cidadã – Homenagem a Tchaikovski

Data: 09 de junho de 2021 (quarta-feira)

Horário: 20h

Duração: 30 minutos

Classificação: Livre

Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Transmissão ao vivo: Canal da Orquestra Criança Cidadã no YouTube

(https://www.youtube.com/orquestracriancacidada)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »