Assine

Liderança digital: veja dicas para engajar equipes online

Liderança digital: veja dicas para engajar equipes online

Publicado em 19/05/2021 por Revista algomais às 4:36

Um dos pilares para o crescimento de organizações sustentáveis é o desenvolvimento de lideranças. Novos contextos que impactam os negócios, como a pandemia da Covid-19, exigem líderes alinhados às demandas corporativas da atualidade.

Quem pretende assumir esse papel deve antes aprender e pensar sobre o que é, na essência, liderar. A professora da Fundação Dom Cabral (FDC) Flávia Neves explica como atuar em tempos de distanciamento social e como gestores de equipes remotas podem elevar a produtividade.

A liderança virtual ou remota chegou para ficar com o surgimento da pandemia e a necessidade do home office. Os desafios foram e ainda são muitos para quem está no comando: como manter o engajamento do time? Como garantir que as tarefas serão feitas no tempo e com a qualidade requisitada? Como ter momentos de conversas informais como tínhamos no cafezinho ou na hora do almoço?

Para a professora Flávia Neves, essas e muitas outras perguntas aparecem o tempo todo com a nossa inexperiência em gerenciar à distância. “É necessário investir na comunicação constante, clara e transparente. A tecnologia tem que ser uma aliada neste processo e não uma barreira. É necessário ter a tecnologia adequada (software e hardware) e todos da equipe devem saber lidar com ela”, disse.

Nesse novo cenário, práticas e habilidades podem ser desenvolvidas para auxiliar a criação de um roteiro para a transformação adaptativa da liderança e das organizações. A professora Flávia Neves explica que a confiança é fundamental para manter o engajamento e a produtividade entre as equipes virtuais.

Para a professora, que atua na área de Desenvolvimento Humano e Liderança, as atitudes que podem aumentar a confiança entre as equipes e os líderes são:

● Promover interações sociais;

● Reconhecer resultados;

● Dar e receber feedback construtivo constantemente;

● Proporcionar desafios;

● Demonstrar empatia e consideração por cada indivíduo.

A diferença entre as equipes presenciais e as remotas é a tecnologia para a comunicação. Líderes têm o papel de promover a interação com ele e entre os membros de forma positiva. De acordo com a professora Flávia Neves, é importante preparar as pessoas para o trabalho remoto, tecnicamente e emocionalmente.

Outro ponto crucial é o processo de trabalho, que não deve mais ser baseado em carga horária e, sim, nos resultados apresentados. Não há mais o controle que havia na relação presencial e os acordos de entrega das atividades devem ser feitos constantemente.

“O líder deve criar um novo espaço, agora virtual, para encontros, reuniões e interações da equipe. As reuniões devem ser curtas, e bem produtivas. Os primeiros minutos devem ser para conversas sociais, sobre o fim de semana, sobre o que estão fazendo no dia a dia, etc. Mas é essencial que o líder tenha interações individualizadas com cada integrante da equipe. Que tal telefonar para a sua equipe?”, explicou. Flávia afirma que dois minutos de atenção individualizada fará diferença no engajamento e no comprometimento da equipe.

Flávia Neves é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Ainda possui mestrado em Global Human Resource Management pela University of Liverpool, na Inglaterra, e mestrado profissional em Administração pela Fundação Dom Cabral.

Como professora da Fundação Dom Cabral, ela chega ao Recife nesta semana para um encontro sobre liderança organizado pela H. Forte Soluções Educacionais, empresa associada à Fundação Dom Cabral nos estados de Pernambuco e Paraíba.

Por meio do sistema híbrido (por videoconferência e presencialmente), as aulas acontecem nesta sexta-feira (21), das 14h às 21h, e neste sábado (22), das 8h às 14h. Durante o encontro, a especialista vai transmitir conteúdos relevantes para executivos e empresários, como modernas teorias da liderança e as ferramentas para gerir de forma exitosa pessoas, organizações e negócios nos contextos VUCA e BANI (conceitos que explicam a dinâmica de mundo), bem como na transformação digital que estamos vivenciando.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »