Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

“Em 2022, a Hebron entrará no mercado veterinário e retornará as atividades nos EUA”

Uma das empresas mais tradicionais na produção de medicamentos com DNA pernambucano é a Hebron. Nascida em Caruaru há mais de 30 anos, a corporação tem sua sede administrativa no Recife, dispõe de centros de distribuição em Alhandra (PB) e Extrema (MG), mas o Complexo Industrial segue na Capital do Agreste. A Hebron segue forte em meio à pandemia, com investimentos em desenvolvimento tecnológico e com uma grande novidade para 2022: a entrada no setor veterinário. A coluna Gente & Negócios publica hoje uma entrevista com o CEO Josimar Henrique Júnior, concedida para a última reportagem da Algomais sobre o setor farmacoquímico.

Atualmente quais os medicamentos ou os principais produtos que a Hebron está produzindo?

A Hebron, atualmente, oferece produtos de qualidade para diversas especialidades médicas, entre elas Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica, Gastroenterologia, Neurologia, Fisioterapia, Urologia, Psiquiatria, Geriatria e Dermatologia. Seu catálogo abrange mais de 50 medicamentos, cosméticos e suplementos alimentares.

Como a empresa atravessou a Pandemia? Surgiram novos produtos nesse período?

Nesse momento difícil de pandemia que o mundo está passando, a Hebron, alinhada com seus valores, realizou diversas doações de EPIs, álcool 70%, alimentos e itens de higiene para diversas localidades.

Além disso, a Hebron criou um Comitê de Crise durante o período crítico da pandemia, adotando medidas de proteção para seus colaboradores. Adotamos o modelo de home office, com a priorização de pessoas incluídas em grupos de risco, pais com filhos pequenos e usuários de transporte públicos, além de envio de orientações preventivas por e-mail, redução da quantidade de funcionários na sede administrativa e no Complexo Industrial, entrega de EPIs (máscaras e álcool gel) e de Imunoglucan DS (suplemento alimentar que auxilia no fortalecimento do sistema imune) para todos os colaboradores, antecipação de 50% do 13º salário, consultas médicas e psicológicas online para todos os colaboradores, através do plano de saúde empresarial e acompanhamento 24 horas do RH com Gestores de todos os casos suspeitos entre os colaboradores.

Além disso, iniciamos a produção e comercialização de diversas apresentações de álcool 70% e máscaras cirúrgicas descartáveis de proteção.

Quantos funcionários a Hebron possui? Há alguma perspectiva de novas contratações neste ano?

A Hebron emprega diretamente mais de 500 pessoas, considerando os colaboradores do Complexo Industrial, em Caruaru (PE); da Fazenda Sidon, onde são cultivados alguns insumos usados pela fábrica; do escritório administrativo, em Recife (PE); dos centros de distribuição, em Alhandra (PB) e Extrema (MG); e os representantes comerciais, espalhados por todas as regiões do Brasil. Para 2022 temos a previsão de contratar mais pessoas tanto para o setor produtivo quanto para o setor comercial.

Quando eu entrevistei o Dr. Josimar Henrique, há alguns anos, a empresa tinha uma forte característica de investir em fitoterápicos e em desenvolver novos produtos. Essa característica segue no DNA da empresa? Há novos produtos sendo criados pela Hebron?

Com 32 anos de história, a Hebron continua acreditando na competência dos cientistas e universidades brasileiros e investindo em pesquisas nas áreas de Química Fina, Fitoterápica e Biotecnologia.

Em 2019, a Hebron deu mais um importante salto no relacionamento com a comunidade acadêmica. Lançou em São Paulo, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Laboratório Neguebe Química e Biológica, Drug Discovery & Pharmaceutical Development, o primeiro do gênero dentro de uma universidade brasileira.

Focada na inovação radical, a Neguebe desenvolve moléculas que nunca existiram e que nem mesmo têm semelhantes no mercado. Faz parte também do seu escopo oferecer apoio científico, farmacotécnico e farmacoquímico às operações do parque fabril.

O tempo provou que acreditar na pesquisa desenvolvida no território nacional como diferencial competitivo e combustível da inovação foi essencial para a trajetória exitosa. Grande parte dos produtos comercializados atualmente pela empresa nasceram de parcerias com universidades federais e estaduais de várias partes do país.

Quais as perspectivas da Hebron para 2022? Há algum plano de expansão?

Em 2022, a Hebron entrará no mercado veterinário, com a Hebron VET. Além disso, retomaremos neste ano nossas atividades nos Estados Unidos. Continuaremos desenvolvendo produtos que façam parte de todas as fases da vida das pessoas e, agora, também dos pets. Essa será a nossa bandeira por mais 25, 30, 50 e tantos outros anos que virão.

Os produtos da Hebron atendem o mercado internacional? 

Ao longo da nossa história, expandimos nossas relações comerciais para o ambiente internacional, com exportações e parcerias em diversos países, como Estados Unidos, Peru, e Venezuela.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon