Exposição ‘Por trás da moldura”, de Isabela Machado começa neste sábado (14)

A fotógrafa e pesquisadora Isabela Machado lança a sua exposição interativa “Por trás da moldura”, no próximo sábado (14/05), às 18h, no Instituto Arte Mambembe (Rua 25 de agosto, sn), em São José do Egito, no Sertão do Pajeú de Pernambuco. O projeto, patrocinado pela Aldir Blanc, via o Edital Criação, Fruição e Difusão 2ª Edição – LAB PE 2021, tem como foco discutir, a partir da vida de três mulheres de baixa renda de São José do Egito-PE, questões sobre o machismo estrutural e a desigualdade social na microrregião do Pajeú do estado. Um dos destaques do evento é que o público vai poder interagir com cada uma das obras expostas.

O PROJETO
A pesquisa, ensaio e exposição fotográfica “Por trás da moldura”, de Isabela Machado, busca discutir a realidade social de algumas mulheres de regiões periféricas de São José do Egito, cidade do Sertão do Pajeú de Pernambuco, e suas respectivas lutas no dia a dia perante o machismo estrutural e a desigualdade social, fazendo, por consequência, um paralelo com um Brasil cada vez mais violento contra minorias.

AS PERSONAGENS:
Lindalva dos Santos, Kátia da Silva Olímpio e Maria José, as três personagens do ensaio, compartilharam diversas memórias de lesões e curas enquanto vivenciavam uma experiência social e imagética inédita em suas vidas: além do incentivo econômico por suas referentes participações, cada uma delas ganhou um café da manhã especial, cuidados estéticos e de saúde pessoal por profissionais de um salão de beleza, no intuito de fomentar a autoestima individual de cada uma delas e, através da fotografia, captar as suas novas descobertas particulares durante este processo.

EXPOSIÇÃO INTERATIVA:
Para cada imagem exposta em primeiro plano há uma segunda obra por trás dela. Neste lançamento presencial, o público pode interagir com as obras e o tema da proposta: as fotos estão em molduras tradicionais, mas soltas, com as imagens “reais” daquela personagem atrás da moldura, sendo assim, quando alguém tocar e mover alguma, é possível conhecê-la para além da montada imagem feliz apresentada no primeiro plano.

FICHA TÉCNICA:
Produção geral, fotografia e curadoria: Isabela Machado | Produção executiva, assessoria de imprensa e textos: Jefferson Sousa | Molduras, produção técnica e logística: Lindoaldo Formiga | Elenco: Lindalva dos Santos, Kátia da Silva Olímpio, Maria José.

PATROCÍNIO:
Esse projeto foi patrocinado pela Aldir Blanc, no Edital Criação, Fruição e Difusão 2ª Edição (Faixa 2) – LAB PE 2021, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO:
Evento: Exposição “Por trás da moldura”
Quando: Sábado (14), às 18h
Local: Instituto Arte Mambembe (Rua 25 de agosto, sn), em São José do Egito-PE
Custos: Gratuito

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon